Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 05 de Outubro de 2007 às 22:11

    Imprimir


Havana, 5 out (EFE).- O presidente de Cuba, Fidel Castro, pediu ao então presidente iugoslavo Slobodan Milosevic que não processasse três militares americanos aprisionados em abril de 1999, durante a intervenção da Otan na então Iugoslávia (hoje Montenegro e Sérvia, ambos independentes).

Fidel, afastado do poder desde julho de 2006, publicou hoje mais um artigo da série "Reflexões", que esta semana tem falado da troca de mensagens que manteve com Milosevic em 1999.

O artigo publicado hoje pelo jornal "Granma" revelou que o cubano recomendou a Milosevic não processar os três militares para evitar um movimento de opinião pública internacional contra os sérvios em um momento delicado para a Iugoslávia, no dia 2 de abril de 1999.

Três dias depois, Milosevic respondeu que os prisioneiros entraram armados em território iugoslavo e que tinha sido aberto inquérito sobre o caso.

"Eles estão sendo tratados de forma humana e séria. Sua sugestão foi entendida e praticamente aceita. Não temos pressa em levar os soldados à Justiça", respondeu o então presidente iugoslavo.

Na mensagem, Milosevic enfatizou a necessidade de Fidel manter esforços entre os líderes dos países do Movimento Não-Alinhado para que "compreendam o perigo extremo derivado do precedente aberto com a agressão dos EUA-OTAN contra a soberania e a independência" da Iugoslávia.

Milosevic foi acusado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia por crimes de guerra e contra a humanidade na província sérvia do Kosovo (1999), na Croácia (1991-1992) e na Bósnia (1992-1995).

Ele foi encontrado morto em março do ano passado na prisão de Scheveningen, em Haia (Holanda).





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/204043/visualizar/