Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 05 de Outubro de 2007 às 17:34

    Imprimir


Ao mesmo tempo em que restringiu o ingresso de produtos que representavam concorrência desleal às empresas brasileiras, o governo decidiu ampliar a lista de ex-tarifários, isto é, que possuem alíquota de importação reduzida, para estimular investimentos na produção nacional, informou nesta sexta-feira (5), a secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Lytha Spíndola.

Esses produtos, segundo explicou ela, não têm similares fabricados no Mercosul. Deste modo, podem ter uma alíquota de Importação mais baixa. A grande parte dos mais de 139 itens que tiveram sua alíquota diminuída referem-se à bens de capital, ou seja, equipamentos destinados à produção. As alíquotas atuais, que variam de 12% a 14%, foram reduzidas para 2% nestes casos.

"Trata-se de uma ação do governo brasileiro para estimular os investimentos destinados à ampliação e reestruturação do parque produtivo nacional de bens e serviços, por meio da redução temporária da alíquota de importação de bens de capital e bens de informática e de telecomunicações que não contem com produção nacional equivalente", informou o Ministério do Desenvolvimento.

Segundo Lytha Spíndola, as importações destes produtos deverão somar US$ 412 milhões, o que deverá resultar em um aporte total de US$ 698 milhões em investimentos. Entre os produtos que tiveram alíquota reduzida estão: bombas hidráulicas de pistão, rotores para compressores centrífugos, placas de níquel, máquinas ensacadeiras, máquinas para envase de produtos farmacêuticos, máquinas etiquetadoras e guindastes, entre outros.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/204092/visualizar/