Tufão Lekima deixa ao menos 18 mortos no Vietnã
Enchentes e deslizamentos causados por um tufão mataram 18 pessoas e deixaram 23 desaparecidas no Vietnã, onde milhares correm risco de vida.
Enchentes após o tufão Lekima, que atingiu o país na noite de quarta-feira, mataram quatro pessoas e levaram outras 16 na Província central de Nghe An, segundo informações oficiais.
"A água está muito alta e forte agora", afirmou Nguyen Van Hanh, autoridade local.
Deslizamentos de terra obstruíram todas as estradas e telecomunicações do montanhoso distrito de Que Phong, o que dificulta a avaliação imediata dos danos.
Na província de Thanh Hoa, soldados retiraram 21.630 pessoas de perto de uma represa. Duas pessoas morreram afogadas.
Outras 14 mil pessoas devem ser removidas para áreas mais altas na Província de Ninh Binh.
Na província de Son La, três pessoas morreram, e outras quatro foram levadas por enchentes.
Outros nove morreram em diversas províncias centrais quando o Lekima --nome de uma fruta local-- tocou o solo na quarta-feira, deixando mais de 80 mil vietnamitas desabrigados.
O tufão afundou embarcações, derrubou postes e arruinou 36 mil hectares de plantações, antes de seguir em direção ao Laos. Os danos do Lekima, quinto tufão a atingir o Vietnã em 2007, estão estimados em US$ 41 bilhões.
O país enfrenta cerca de dez tempestades anualmente.
Taiwan em alerta
Taiwan alertou barcos de pesca e viajantes de fim de semana que um forte tufão deve atingir a ilha logo após a meia-noite, com fortes chuvas e ventos antes de seguir na direção da China.
Autoridades que monitoram o tufão Krosa emitiram alerta de terra e mar para a maior parte de Taiwan, causando o retorno dos barcos aos portos e pedindo a viajantes de fim de semana que evitem praias e montanhas.
O sistema britânico de controle de furacões Tropical Storm Risk considera o Krosa como um tufão categoria 4, a mesma do furacão Katrina, que matou mais de 1.700 nos EUA, em 2005.
Comentários