Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 04 de Outubro de 2007 às 13:36
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Os trabalhadores interessados em participar dos cursos de qualificação profissional ofertados pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) devem ficar atentos neste mês de outubro, pois a Secretaria irá abrir 2.449 vagas para cursos em diversas áreas.

Somente dentro do Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQ) serão ofertadas 2.154 vagas em cursos como informática básica, atendimento ao público, artesanato, reciclagem de lixo, camareira/copeira, confecção de doces e salgados, administrador de propriedades rurais, cuidador de idosos, eletricista industrial, gestão de recursos humanos, digitação, montagem e manutenção de computadores, cooperativismo/associativismo, auxiliar de escritório com informática, garçom, construção civil, panificação, vendas, entre outros.

Para participar dos cursos, os interessados devem procurar o Sine da sua região. As cidades atendidas pelo Plano Nacional de Qualificação (PNQ) serão Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Cáceres, Barra do Garças, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

Além dos cursos do PNQ, a Setecs tem ainda os projetos Parceria Rural Agricultura, com a qualificação de operadores de máquinas e implementos agrícolas, e o Parceria Rural Pecuária, com o curso de vaqueiro e doma racional. No primeiro projeto, em outubro, serão atendidas as cidades de Nova Ubiratã e Brasnorte, com 240 vagas ao todo, sendo 120 para cada região. Já para qualificação de vaqueiros, o próximo curso será em Marcelândia, com 15 vagas ofertadas. E o de Doma Racional são 40 vagas, em Castanheira e Comodoro.

Para estes cursos, os trabalhadores precisam entrar em contato com o Sindicato Rural ou Prefeitura Municipal da cidade onde o curso acontecerá.

“A qualificação profissional é uma preocupação constante da Setecs, que investe na formação de milhares de trabalhadores a cada ano. Hoje em dia o mercado de trabalho não absorve mais a mão-de-obra despreparada, quem quiser acompanhar o ritmo de crescimento do nosso Estado tem que correr atrás de um aperfeiçoamento profissional”, destacou a secretária Terezinha Maggi.

Todos os cursos ofertados pela Setecs são gratuitos e destinados a pessoas desempregadas, em situação de exclusão social, que não têm condições de custear uma qualificação.

Para a realização do PNQ, a Secretaria conta com a parceria do Governo Federal. No projeto Parceria Rural Agricultura, a parceria é com as empresas multinacionais do segmentos de máquinas e implementos agrícolas. E nos cursos da pecuária, os parceiros são a Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso, além dos Sindicatos Rurais, Prefeituras, entre outros.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/204300/visualizar/