PF abre inquérito contra Sema e Ibama
A reportagem tentou contato com o superintendente do Ibama no Estado, Paulo Maier, por meio do celular dele, mas ele não atendeu. A informação de funcionários do órgão é de que ele estava em Brasília e só poderá pronunciar sobre o assunto hoje.
Já a assessoria de imprensa da Sema disse que o secretário de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, também estava ontem na Capital federal para a assinatura do Pacto pela Valorização da Floresta e pelo Fim do Desmatamento na Amazônia. O superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, major Abadio Cunha, também não atendeu aos telefonemas da reportagem.
O juiz da 1ª Vara Federal, Julier Sebastião da Silva, determinou a abertura de inquérito na PF para apurar a responsabilidade dos órgãos ambientais nos crimes como incêndios, prevaricação, poluição, perigo para a vida ou saúde da população e descumprimento da obrigação de interesse ambiental. O pedido do inquérito partiu do Ministério Público Federal (MPF). O magistrado cita que há omissão dos órgãos ambientais no cumprimento dos seus deveres.
Comentários