Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 04 de Outubro de 2007 às 07:00

    Imprimir


YANGUN, 4 Out 2007 (AFP) - As forças de segurança birmanesas realizaram dezenas de novas detenções à noite em Yangun, depois da violenta repressão da semana passada ao movimento pró-democracia, informaram moradores da cidade.

Como em noites anteriores, as tropas de Mianmar patrulharam durante o horário do toque de recolher alguns bairros da principal cidade do país, como a área do pagode de Shwedagon, onde tiveram início as manifestações lideradas por monges budistas, acrescentaram as mesmas fontes, que pediram anonimato.

Os soldados e policiais parecem dispor de listas de suspeitos, fotografados ou filmados durante os protestos dos dias 24 e 25 de setembro, e executam sistematicamente uma série de prisões "seletivas" em Yangun.

"Muitas pessoas foram detidas na madrugada, mas é impossível dizer com precisão quantas", declarou à AFP um habitante de Yangun. De acordo com ele, alguns vendedores ambulantes que atuavam na área do pagode de Shwedagon já não são vistos.

As autoridades liberam as pessoas presas na semana passada a conta-gotas e após intensos interrogatórios. No entanto, muitos monastérios de Yangun parecem estar desertos e muitos religiosos desapareceram da cidade.

Segundo diplomatas ocidentais, o Exército teria detido milhares de pessoas. Além disso, o número de mortos durante a repressão dos dias 26 e 27 de setembro seria muito maior do que os 13 admitidos por fontes oficiais de Mianmar.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/204372/visualizar/