Ceprotec reivindica aprovação do Fundep em videoconferência com o Governo Federal
A manifestação foi feita após questionamento feito pelo presidente do Ceprotec, Luiz Fernando Caldart, sobre a disponibilização de recursos por meio de financiamentos para custeio da rede de educação profissional e tecnológica.
O Fundep será composto pelas seguintes fontes de recursos: 7% do produto de arrecadação dos impostos sobre renda e proventos de qualquer natureza e sobre produtos industrializados; 5% dos Fundos de Amparo do Trabalhador (FAT); 10% dos recursos recolhidos pela Previdência e transferidos a terceiros; e 18% do total dos recursos do FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações);
Segundo Caldart, na videoconferência o secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica falou sobre a existência de recursos para ampliação da rede física, mas não havia abordado a questão relacionada ao custeio. Em sua avaliação, é justamente a falta de recursos para custeio que vem emperrando a ampliação do atendimento à população.
“Em Mato Grosso, nós temos o Fundo Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, estamos com as unidades de ensino bem estruturadas, mas poderíamos ampliar o nosso atendimento se tivéssemos mais recursos para contratação de professores e custeio em geral”, ressaltou o presidente o Ceprotec.
CONFERÊNCIA
A Unidade Central do Ceprotec organizou um rodízio entre os profissionais da área pedagógica para garantir a participação de todos na I Conferência Internacional de Educação Profissional e Tecnológica e II Seminário Regional de Educação Profissional e Tecnológica.
Ontem, o diretor de Educação Profissional da instituição, Jefferson Luiz Monteiro Daltro da Silva, foi mediador de uma mesa temática sobre “Perspectivas para Políticas da Educação Profissional e Tecnológica do Estado de MT”.
Hoje, quarta-feira, a coordenadora geral de Educação Profissional Técnica do Ceprotec, Vera Ormond, foi debatedora na mesa temática sobre “Educação e Ensino por Competência”.
Nesta quinta-feira (04.10), a diretora da Unidade do Ceprotec de Rondonópolis, Neiva Terezinha de Cól, ministrará uma oficina sobre o projeto de qualificação profissional “Fazendo e Aprendendo”.
Comentários