ProUni é superação de preconceito, afirma Abicalil
O deputado federal Carlos Abicalil (PT) afirmou que o Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma superação do preconceito, pois inclui pessoas de baixa renda no ensino superior. "O ProUni demonstra êxito também para as instituições de ensino, que além do número de vagas, estão expandindo o número de cursos superiores no país," citou ao comentar os números do programa.
O ProUni tem como meta o oferecimento de 180 mil bolsas de estudo em 2008. Neste ano forma 163 mil bolsas ofertadas nos dois processos seletivos ocorridos. No total, o ProUni conta com cerca de 1.400 instituições de educação superior participantes, e está presente em todos os Estados do país.
Abicalil lembra que todos os indicadores relativos ao ProUni têm sido positivos. Uma das principais críticas dos opositores ao programa é de que o ProUni prejudicaria o nível de ensino das faculdades. “Mas isso não se confirmou”, disse o parlamentar. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), de 2006, apontou que os bolsistas do programa tiveram desempenho superior aos demais em 14 das 15 áreas do conhecimento avaliadas. “Os bolsistas são aqueles que a partir do próprio esforço e méritos apresentam bons resultados no desempenho dos cursos superiores”, avaliou.
O programa Universidade para Todos foi criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado no ano seguinte. É dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, cuja renda familiar per capita máxima é de três salários mínimos.
Comentários