Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) foram postos em prontidão para a possibilidade de uma caminhada espacial neste sábado (11). O motivo é um vazamento de amônia na área externa da estação, que ainda não pôde ser controlado remotamente.
O vazamento foi identificado pelos comandantes da missão nos Estados Unidos e na Rússia depois que os astronautas alertaram para presença de "pequenos flocos brancos flutuando ao redor da estação", conforme indicou a Nasa em um comunicado.
A amônia é usada para resfriar os geradores de eletricidade que abastecem a ISS. O tubo do vazamento é o mesmo em que houve um vazamento em novembro de 2012, mas ainda não se sabe se é exatamente no mesmo ponto.
A Nasa enfatizou que a estação continua operando normalmente e que os seis astronautas a bordo não correm nenhum risco, apesar do vazamento.
Caso seja mesmo necessário deixar a estação para reparar o tubo manualmente, a tarefa ficará a cargo dos astronautas norte-americanos Chris Cassidy e Tom Marshburn. Os dois já prepararam seus trajes espaciais para operar no lado de fora. Tanto Cassidy quanto Marshburn têm no currículo três caminhadas espaciais, realizadas em 2009.
Comentários