Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 02 de Outubro de 2007 às 10:39

    Imprimir


De acordo com as normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que regulamentam o uso de capacete, tanto condutores quanto passageiros de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizados e quadriciclo motorizado deverão se adaptar às novas regras até janeiro do próximo ano.

As novas regras determinam que o capacete precisa ter um selo na parte de trás do casco que comprove que está certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), atendendo aos padrões técnicos por ele estabelecidos.

Certificados

Pensando na procura pelos capacetes certificados, a indústria nacional se prepara para produzir equipamentos adaptados.

De acordo com o consultor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv) do Distrito Federal, Maurício de Souza, para atender à demanda, a produção começou desde o primeiro semestre deste ano.

"Os capacetes estão prontos, de antemão, para atender o público", disse Souza, garantindo que, mesmo antes da regulamentação da medida, os fabricantes têm se preocupado com a segurança dos motociclistas.

"Diante dos acidentes sérios, decorrentes da má qualidade dos capacetes, as indústrias trabalham em projetos melhores e confiáveis", afirmou o consultor à Agência Brasil.

Obrigatoriedade

Além disso, serão obrigatórios a presença de dispositivos refletivos em cada lado do capacete, contribuindo para a sinalização do usuário, e o uso de viseira ou óculos de proteção, de forma a garantir a visibilidade e a proteção total do condutor.

Vale lembrar que fica proibida a aplicação de películas na viseira ou no óculos. A multa para quem desobedecer a lei será de R$ 197, além de sete pontos na carteira.





Fonte: Infomoney

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/204708/visualizar/