Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 02 de Outubro de 2007 às 10:13
Por: Silvana Ribas

    Imprimir


Setembro foi o mês mais violento deste ano na Grande Cuiabá, com o total de 40 assassinatos. No mês de agosto foram 21 homicídios, quase metade do volume registrado. De janeiro até agora foram 223 execuções, uma média de 25 por mês, conforme a Delegacia de Homicídios. Na estatística não entram os de latrocínio (roubo seguido de morte), números que a Secretaria de Segurança Pública (Sejusp) só disponibilizará a partir de hoje. As execuções foram em locais públicos e têm chocado a sociedade. Restaurantes e até capelas funerárias foram palcos de crimes. Os criminosos estão cada vez mais ousados, e os assassinos não se intimidam nem com sistemas de vigilância de câmeras.

A falta de condições da polícia em investigar os crimes contribui para o aumento da violência, aponta Dirceu Vicente Lino, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso (Sindepo). Segundo ele, hoje as delegacias da Capital e do interior trabalham com um número reduzidíssimo de investigadores e escrivães. O trabalho se acumula e a falta de uma resposta rápida aos crimes acaba estimulando o aumento da criminalidade. "Trabalhamos com metade do efetivo necessário. É matemático: para cada crime que é investigado, um fica sem investigar. No caso de crimes contra o patrimônio a situação é ainda pior. As investigações de crimes de roubos e furtos praticamente inexistem", acusa Dirceu.

Segundo ele, os delegados recém empossados encontraram delegacias sem material de expediente, viaturas sucateadas e quadro reduzido de policiais. "As escalas de trabalho estão sobrecarregadas. Os investigadores não descansam enquanto que a criminalidade só tende a crescer". Lino diz que a segurança pública foi o único setor que não teve crescimento nos quadros. "Hoje temos o mesmo número de delegados que tínhamos em 1988, pouco mais de 200. Seriam necessários no mínimo 400 para atender a demanda".





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/204714/visualizar/