Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 01 de Outubro de 2007 às 19:33

    Imprimir


WASHINGTON - Crianças sacrificadas pelos incas parecem ter sido "engordadas" em um ritual anual, sugere uma nova pesquisa. Cientistas estudaram os cabelos da cabeça e em pequenos sacos que acompanhavam quatro múmias de crianças sacrificadas em ritos incas. As conclusões são descritas na edição desta terça-feira do periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os cabelos das crianças era cortado um ano e, depois, seis meses antes do sacrifício. Estudando as substâncias químicas presentes nos fios, os pesquisadores conseguiram calcular a dieta de cada criança.

A dieta dessas crianças concentrava-se, inicialmente, em vegetais como a batata, mas no último ano de vida era enriquecida com milho - um alimento de elite - e proteína, provavelmente carne de lhama, de acordo com os cientistas liderados por Andrew Wilson, da Universidade de Bradford, no Reino Unido.

"Dada a mudança surpreendente na dieta e o corte de cabelo simbólico, parece que vários eventos tiveram lugar para elevar o status das crianças", diz Wilson, em nota. "De fato, a contagem regressiva para o sacrifício parece ter começado um bom tempo antes da morte".

Mudanças nas amostras de cabelo indicam que, nos últimos três ou quatro meses de vida, as crianças iniciavam uma peregrinação pelas montanhas, provavelmente a partir de Cuzco, a capital. Os cientistas não estão certos de como elas morreram, mas acreditam que consumiram uma mistura de cerveja e folhas de coca.

"Parece que as crianças eram levadas até um santuário no topo de uma montanha como culminação da peregrinação, drogadas e abandonadas para morrer de exposição", diz um co-autor do estudo, Timothy Taylor.




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/204796/visualizar/