Erupção vulcânica deixa nove desaparecidos no Iêmen
Uma erupção vulcânica na costa do Iêmen, no Mar Vermelho, arremessou lava por centenas de metros no ar neste domingo, deixando nove pessoas desaparecidas, informou a agência de notícias estatal do Iêmen e oficiais da Marinha do Canadá.
A erupção ocorreu em Jazirt Mount al Tair, uma ilha a 140 km do continente.
O representante do Ministério da Defesa disse que a parte oeste da ilha entrou em colapso após a erupção. Navios estão patrulhando as áreas próximas em busca de nove soldados iemenitas desaparecidos e que estavam estacionados na ilha.
O ministro do Petróleo Khaled Mahfoudh Bahah disse que diversos terremotos ocorridos no domingo causaram a erupção
"Três terremotos atingiram a ilha por volta das 14h27 (horário local) de domingo, com intensidade entre 4.3 e 4 na escala Richter" disse Jamal al Shalaan, chefe do Centro de Terremotos do Iêmen à agência de notícias "Saba".
O Presidente Ali Abdullah Saleh sobrevoou a área para observar a situação, e mandou a Marinha do Iêmen enviar equipes de resgates para o local.
Uma fragata canadense, HMCS Toronto, está conduzindo a operação de busca e resgate a pedido da Guarda Costeira do Iêmen. A embarcação navegava perto da região na hora da Erupção, informou a Marinha canadense. Segundo Ken Allen, porta-voz da Marinha, a lava foi arremessada a centenas de metros no ar.
O Iêmen tem uma base militar em Jazirt Mount al Tair desde o conflito com a Eritréia em 1996, pelas ilhas Hanish e Jabal Zuqar.
Um gelologista iemenita disse a agência "Saba" que o vulcão entrou em erupção anteriormente nos séculos 18 e 19 e é considerado uma das ilhas vulcânicas mais recentes do Mar Vermelho.
Comentários