Lula promete criar 10 universidades federais até 2010
Lula disse que os resultados de sua política educacional já podem ser percebidos. Como exemplo, citou o crescimento do número de universitários no País em 13,2%, apontado pelo IBGE em estudo divulgado na semana passada. "É crescente o número de crianças de 7 a 14 anos na escola, é crescente o número de crianças de 5 a 6 anos na escola, é crescente o número de jovens de 15 a 17 anos".
O presidente disse ainda que irá beneficiar 30 milhões de alunos com o Programa Nacional de Bibliotecas Escolares, de 85 mil escolas públicas no Brasil.
Lula afirmou diversas vezes que está "tentando recuperar" o tempo perdido em investimento na educação. O presidente lembrou da criação do Fundeb, disse já ter enviado ao Congresso um programa de desenvolvimento da educação e afirmou ter ampliado de oito para nove anos o tempo de permanência das crianças na escola.
Sobre pouco hábito de leitura do brasileiro, o presidente disse ter aprovado uma lei do presidente José Sarney que isenta de tributo todas as publicações de livro no Brasil. "Depois, em 2006, nós criamos o Plano Nacional do Livro e Leitura, que articula ações, projetos e programas de incentivo à leitura em todas as regiões do País", disse.
Comentários