Mato Grosso é o novo integrante da Rede de Política Industrial
A 18ª edição do Seminário da Rede Nacional de Agentes de Política Industrial (RENAPI), realizado na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá, contou com cerca de 140 inscritos. O tema do encontro foi instrumentos da Política Industrial. A realização dos seminários RENAPI é iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e já capacitou mais de três mil agentes em 17 estados brasileiros. Em Cuiabá o encontro terminou ontem.
Para o coordenador do Projeto RENAPI na ABDI, Erasmo Gomes, o próximo passo é o mais importante. “O contato entre agentes de vários Estados e o apoio dos parceiros locais é fundamental para que a rede interaja e continue se expandindo”. Na próxima fase da iniciativa, há a intenção de selecionar agentes e capacitá-los em Brasília. “Os selecionados vão disseminar o conhecimento adquirido, dando continuidade ao trabalho desenvolvido”, argumentou o coordenador.
Um debate sobre os recursos que podem ser utilizados para a realização de pesquisas, desenvolvimento de empresas e inovação esteve no centro do encontro empresarial. Outro assunto importante para os participantes foi a apresentação de casos de sucesso de empresários mato-grossenses. A intenção foi estimular os presentes e promover a troca de experiências.
Segundo o consultor da ABDI e apresentador dos casos, Gilberto Lima, é fundamental que os outros empresários possam se inspirar em fatos reais. “Às vezes o problema que alguém enfrenta é o mesmo já solucionado pelos exemplos de sucesso”, disse. Todos os participantes receberam certificados e um guia eletrônico contendo os 180 instrumentos da Política Industrial e de Comércio Exterior (PITCE). O material será utilizado para dar continuidade ao que foi apresentado no Seminário.
Comentários