Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 29 de Setembro de 2007 às 06:29

    Imprimir


Lahore (Paquistão), 29 set (EFE).- A Comissão Eleitoral do Paquistão aprovou hoje a candidatura do presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, nas eleições de 6 de outubro, e rejeitou outras 38 inscrições das 51 apresentadas, segundo o canal de televisão "Geo TV".

A Comissão Eleitoral também permitiu a candidatura do juiz aposentado Wajihuddin Ahmed, da Associação de Advogados do Tribunal Supremo, uma das organizações mais críticas ao regime. Makhdoom Amin Fahim, do Partido do Povo do Paquistão, também disputará o cargo.

Vários altos funcionários do Governo, entre eles o primeiro-ministro, Shaukat Aziz, foram hoje à sede da Comissão Eleitoral. Na Avenida da Constituição de Islamabad, onde ficam as sedes de vários edifícios governamentais, a Polícia deteve 100 advogados e opositores.

Os advogados começaram a lançar pedras e garrafas contra a Polícia junto ao Tribunal Supremo. Foi um protesto contra a decisão da Corte de permitir que Musharraf dispute as eleições sem renunciar a seu cargo de comandante do Exército.

A Polícia dispersou os manifestantes utilizando cassetetes e gás lacrimogêneo. Entre os detidos estão membros dos principais partidos de oposição, como a Liga Muçulmana do Paquistão-Nawaz, a Muttahida Majlis-e-Amal e o Partido Popular do Paquistão (PPP).

O primeiro-ministro, Shaukat Aziz, declarou hoje que a decisão dos juízes fortalece a democracia, segundo a agência de notícias paquistanesa "Online".

"Todos deveriam aceitar a decisão com a mente e o coração abertos, e participar do processo eleitoral", disse.

Legisladores de uma aliança de partidos de oposição anunciaram que renunciarão antes da votação.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205172/visualizar/