Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 29 de Setembro de 2007 às 05:24

    Imprimir


Amã, 29 set (EFE).- A primeira carga de petróleo iraquiano desde a queda do regime de Saddam Hussein, em março de 2003, chegou à Jordânia, informou hoje o porta-voz do Ministério de Petróleo jordaniano, Maher Shawabkeh.

"Os oito caminhões-tanques iraquianos começaram a descarregar o petróleo em caminhões jordanianos, na fronteira entre os dois países. A carga será levada à Refinaria de Petróleo Jordaniana, perto da cidade de Zarqa, 30 quilômetros a leste de Amã", acrescentou.

O Governo iraquiano, segundo Shawabkeh, avisou que outros 166 caminhões partiram de Kirkuk, no norte do Iraque, com destino à Jordânia, no dia 24. "Mas se atrasaram por razões técnicas", explicou.

O porta-voz lembrou que, conforme um acordo assinado em 2006, o Governo iraquiano exportará à Jordânia de 10 mil a 30 mil barris de petróleo por dia a um preço preferencial. O convênio estipula o aumento gradual da oferta até cobrir as necessidades diárias de das Jordânia, calculadas em cerca de 100 mil barris.

O acordo foi assinado durante uma visita a Bagdá do primeiro-ministro jordaniano, Marouf Bakhit. Mas a entrega do petróleo demorou por causa da falta de proteção das estradas iraquianas, segundo fontes oficiais jordanianas.

O Governo iraquiano se responsabiliza pela proteção dos tanques de petróleo em sua viagem de Kirkuk até a fronteira.

O fornecimento de petróleo iraquiano à Jordânia foi interrompido repentinamente no dia 20 de março de 2003, véspera da invasão do país por tropas americanas e britânicas. O reino pagava ao Iraque a metade de preço.

Após a queda de Saddam Hussein, Arábia Saudita e Kuwait prometeram à Jordânia compensar a perda de seu contrato com o Iraque e venderam petróleo a preços preferenciais. Mas o benefício terminou em 2005 e desde então o reino tem comprado petróleo a preços de mercado.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205180/visualizar/