Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Setembro de 2007 às 16:27

    Imprimir


O Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), prevê ações e deslocamentos de homens da Força Nacional de Segurança para as periferias de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belém, Maceió, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Entorno de Brasília.

Os onze Estados escolhidos pelo programa foram apontados como os mais violentos do país. Oficialmente, Mato Grosso não aparece nessa relação. O governo Federal argumenta que a escolha das áreas priorizadas pelo programa levou em conta o Diagnóstico de Incidência de Homicídios nas Regiões Metropolitanas, estudo produzido em 2006 pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

De acordo com as informações do Ministro da Justiça, Tarso Genro, as primeiras ações já devem ser executadas ainda neste ano." A nossa idéia é implementar o programa no segundo semestre e, no mês de outubro, assinar os primeiros convênios", afirmou o ministro. O PAC da Segurança foi dividido em três fases. Durante o período denominado de " pacificação", que levará um ano, as cidades incluídas no programa receberão ações educativas, treinamento de agentes sociais e policiais.

A Força Nacional de Segurança atuará nessas áreas em conjunto com os agentes estaduais para combater as quadrilhas e o crime organizado. Cada Estado conta com cerca de 300 agentes que integram essa força. Na fase de "conquista", a Força Nacional começará a ser substituída pela Polícia Cidadã, que já terá sido treinada. Estão previstos projetos sociais como o Mãe Ouvidoria e o Acolhimento, destinado para menores e famílias de baixa renda. Na última fase, as ações serão consolidadas.

1. Construção de presídios para jovens entre 18 e 24 anos

2. Construção de presídios femininos

3. Programa de saúde para os policiais (com apoio psicológico e psiquiátrico)

4. Concurso público para Polícia Rodoviária (programa Unidades Operacionais)

5. Programa de habitação para policiais (Caixa Econômica)

6. Criação da Escola Superior da Polícia Federal

7. Criação de novas vagas para a Polícia Federal (reforço nas fronteiras e desarmamento)

8. Formação policial (polícia comunitária)

9. Programas educativos e campanha de desarmamento





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205252/visualizar/