Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 27 de Setembro de 2007 às 17:02
Por: Aluízio de Azevedo

    Imprimir


Uma comissão de trabalho, formada pelos governos do Estado e Federal e pela Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT), iniciou, na manhã desta quarta-feira (26.09), uma viagem de dez dias pelo interior do Estado. O objetivo é realizar vistoria “in loco” nas quatro regiões produtoras de Mato Grosso (Norte, Sul, Leste e Oeste) para realizar uma avaliação sobre a atuação do vazio sanitário em Mato Grosso.

A comissão é formada pelo pesquisador e fitopatologista, Dr. José Tadashi Yorinori, pelo gerente técnico da Aprosoja, Luiz Nery Ribas, pelo representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wanderlei Dias Guerra, e pelo técnico do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), Antonio Marcos Rodrigues.

Os primeiros municípios a receberem a visita da comissão foram Campo Verde e Primavera do Leste, localizados na região Sul. Nesta quinta-feira (27.09), a comissão segue para Rondonópolis, na Serra da Petrovina. Já na sexta e no sábado (28 e 29) devem visitar propriedades em Itiquira e em outros municípios da região Sul.

A segunda etapa do trabalho será realizada a partir do dia 01 de outubro (segunda-feira), quando a comissão visitará propriedades em Tapurah. Depois passam no dia 02 (terça-feira) por Nova Mutum e no dia 03 (quarta-feira), por Sapezal e Campo Novo dos Parecis.

No dia 04 (quinta-feira), a equipe realizará a vistoria em propriedades rurais do município de Tangará da Serra e encerra os trabalhos no dia 05 (sexta-feira), quando voltam para Cuiabá.

Vazio Sanitário

O vazio sanitário foi uma estratégia criada por mais de 20 entidades, como universidades, Mapa, Aprosoja, Indea e outras, em conjunto com o Governo do Estado, que prontamente acatou a decisão e regulamentou a decisão por meio de portarias do Indea.

É uma medida tomada pelo segundo ano consecutivo pelos produtores mato-grossenses. Na prática, significa que durante 90 dias nenhum produtor pode plantar um pé de soja, para evitar a transmissão da Ferrugem Asiática. Deixar de plantar por um período é uma ação que os produtores chamam de eliminação da “ponte verde”, já que a soja é o principal hospedeiro da doença. Sem hospedeiro, sem doença – e assim evita-se a transmissão direta.





Fonte: Assessoria de Comunicação da Aprosoja

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205401/visualizar/