Farmácia municipal de Arenápolis é elogiada pela população
Antes de construir a farmácia, a população tinha acesso a poucos medicamentos, que eram fornecidos pelo governo federal em parceira com a prefeitura. Agora na atual administração a situação é diferente. “Hoje a população encontra aqui os remédios que antes só encontrava nas farmácias comerciais e que são, na maioria das vezes, remédios caros e aqui as pessoas recebem de graça, sem custo”, disse Betânia Favalessa Pinheiro, farmacêutica responsável pela unidade.
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o governo federal, antes recebia apenas oito tipos de medicamentos, os quais não eram suficientes para atender às necessidades do povo de Arenápolis. “Devido à quantidade de receitas, muitos medicamentos não eram encontrados. Só havia nas farmácias comerciais, onde a população carente não tinha condições de comprar. Foi a partir daí que surgiu a idéia de construir uma farmácia municipal”, afirma Adisnei Gonçalves Meira, secretário municipal de Saúde.
Preocupada com essa situação, a administração municipal começou a comprar os medicamentos mais solicitados. Hoje a prefeitura gasta aproximadamente R$ 13 mil por mês só com medicamentos. Os oito medicamentos que eram fornecidos pelo governo federal agora são pagos pela prefeitura, que, além desses, compra outros cinqüenta tipos de remédios, que antes eram bastante procurados pela população.
A farmácia atende em média cerca de oitenta pessoas por dia. Os remédios só são entregues quando apresentada receita médica fornecida por um dos médicos do município. Além de receber os medicamentos gratuitos os pacientes recebem orientações de como fazer o uso.
A farmácia municipal fica na rua Poaeiro, sem número. O horário de funcionamento é de 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Comentários