Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 27 de Setembro de 2007 às 10:24

    Imprimir


A equipe de Saúde Bucal do PSF II, Programa Saúde da Família, realizou na quarta-feira, 26, mais uma palestra voltada à comunidade. Seguindo a filosofia do programa, onde a prevenção e o esclarecimento são fundamentais para evitar doenças, o dentista Fábio Carmona e a auxiliar de consultório dentário, Irene Luiz Bezerra Silva, falaram ao público sobre a importância de uma escovação correta.

Didático, Carmona explicou aos presentes os principais movimentos para uma escovação perfeita e desfez alguns mitos, como o que afirma que quanto mais dura a cerda, mais limpos ficam os dentes. Aproveitando a ocasião, foram distribuídos kits de higiene bucal viabilizados pela prefeitura do município, contendo escova, pasta e fio dental.

Muito embora a maioria das pessoas fossem mais velhas, ele falou como elas poderiam ensinar às crianças sobre esse tema. “Vocês devem dar o exemplo. Se seus filhos ou netos observarem vocês agindo corretamente, eles farão o mesmo”, afirmou. As principais dúvidas levantadas foi como conseguir envolver as crianças neste processo. Assim com Carmona, a doutora do PSF, Rosane Pimentel, levantou que na maioria das vezes apenas convidar e mostrar na prática como as crianças devem fazer a escovação é suficiente, o contrário de muitos pais que, além de não darem o exemplo, tornam a escovação uma obrigação sem sentido através da imposição.

A idéia fundamental de palestras do tipo é fazer do novo conhecimento um forte aliado na busca da prevenção contra futuros problemas dentários. E essa idéia é intensificada mensalmente através de encontros do gênero no PSF II e na Escola Municipal João Trevisan. Desde 2005, o consultório dentário desta unidade atende uma média de 250 pessoas por mês, que são definidas através de sorteio, exigência da própria comunidade. Sorteada a família a ser contemplada, ela mesma escolhe qual membro fará o tratamento gratuito. Moradores dos bairros Planalto, Casa Nova, Jardim Olinda e parte da região central, cerca de 920 famílias, fazem parte do sorteio.





Fonte: AMM/Assessoria da Prefeitura

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205467/visualizar/