Atenção: Imeq alerta sobre consumo de balas e doces
Cuidado com as balas distribuídas no Dia de São Cosme e Damião, celebrado no dia 27 de setembro. Neste dia um dos costumes das pessoas, que fizeram promessas para os santos, dar saquinhos com balas para as crianças. Mas por trás da alegria, pode haver uma série de problemas tanto para as pessoas que compram os doces, quanto para as crianças.
Para a gerente Metrológico de Pré-Medidos, Jussara de Souza Amaral, um dos cuidados é com o bolso. Por isso os consumidores na hora da compra é preciso observar uma série de detalhe para garantir que o produto tenha exatamente a quantidade informada na embalagem.
"Todo produto tem que vir com a indicação quantitativa em sua embalagem, ou em seu corpo. O consumidor deve estar atento se perceber que determinado produto contém peso menor do que aquele que vem indicado e deve imediatamente denunciá-lo, junto a nossa instituição por e-mail ou telefone", explica Jussara.
De acordo com a Gerente de Promoção e Prevenção das Ações de Assistência á Saúde (COAPRES/SUAIS/SES-MT), Maria da Penha Ferrer de Francesco Campos, algumas crianças não podem consumir tais produtos, pois são suscetíveis a alergias, intolerâncias, doenças metabólicas e crônicas degenerativas, e que diante da oferta não iriam rejeitar espontaneamente os alimentos oferecidos.
"Ressaltando que a maioria dos produtos como: gelatinas, balas e doces contêm aditivos como acidulantes, aromatizantes e corantes artificiais. Sendo que os maiores vilões são os corantes, pelo risco de reações alérgicas, e em longo prazo há suspeitas de que possam causar problemas digestivos, metabólicos e até neurológicos. Por isso possui uma legislação específica que obriga o fabricante a informar ao consumidor que o produto contém o corante amarelo de tartrazina (INS 102), que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais, asma brônquica e urticária, em pessoas suscetíveis conforme Resolução RDC nº340 de 13/12/2002 e Portaria nº540 de 1997/ ANVISA".
Portanto, levando em consideração todos os problemas levantados acima, a comemoração do dia de São Cosme e Damião poderá ser alegre e festivo, contemplando cada situação e preservando a saúde da população, e principalmente das crianças. As informações na embalagem também devem receber bastante atenção. É obrigatório que todas tenham os seguintes dados: o que é o produto, a composição, as datas de fabricação e de validade, a identificação do produtor e a tabela com as informações nutricionais. Além disso, quando há corantes e glúten na composição, é preciso ter um aviso.
Caso o consumidor perceba problemas relacionados ao peso ou às condições de embalagem e armazenamento, ele deve ligar para o Imeq-MT, número (65) 3624-8785/9986-2378, ou para a Vigilância Sanitária, telefone (65) 3613-5340/5469, contato Maria da Penha Campos.
Comentários