Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 26 de Setembro de 2007 às 21:21

    Imprimir


Rio de Janeiro, 26 set (EFE).- A companhia petrolífera Petrobras se prepara para aprovar cinco novos projetos em associação com firmas estrangeiras para produzir um bilhão de litros de etanol que serão exportados ao Japão, informou hoje um executivo da empresa.

Os projetos serão aprovados nas próximas semanas pela direção da empresa e fazem parte das estratégias do Plano de Negócios corporativo que prevê exportar 4 bilhões de litros do combustível para 2012.

"Todos são projetos novos, de tal forma que não concorram com o mercado interno", explicou a jornalistas o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

Os cinco serão desenvolvidos nos estados de Goiás e Mato Grosso e cada um requereria um investimento médio de US$ 200 milhões e terão uma capacidade para produzir anualmente 200 milhões de litros.

Petrobras e o grupo japonês Mitsui terão uma participação conjunta de 20% a 30% em cada projeto e o resto ficará nas mãos de grupos econômicos privados, que manterão o controle acionário.

A primeira carga de etanol deste pacote será lançada no mercado em 2010 e será exportada para o Japão, disse Costa.

O executivo definiu estes projetos como "complexos bioenergéticos", que além de produzir etanol gerarão eletricidade a partir da queima de resíduos da cana de açúcar, por isso que poderão ser candidatos a créditos de carbono sob o esquema do Protocolo de Kioto.

O Brasil, principal produtor mundial de cana-de-açúcar também é o principal exportador de etanol, com cerca de 3,5 bilhões de litros por ano.

Costa esclareceu que a eletricidade e os créditos serão comercializados pelos "donos do projeto".

Em 2008 deverão ser aprovados outros 15 projetos que permitirão à empresa contratar a capacidade de produção necessária para cumprir suas metas de exportação de etanol.

"Já estamos trabalhando em um segundo pacote de projetos para o ano que vem, e apontando a uma exportação de 4 bilhões de litros em 2012" destacou.

O Japão, que quer reduzir sua dependência dos combustíveis fósseis e diversificar suas fontes de abastecimento, é a principal aposta da Petrobras para suas exportações de etanol.

Este ano a empresa tinha a meta de exportar 800 milhões de litros do combustível, mas diversos problemas a impediram de alcançá-la.

Entre eles, Costa enumerou dificuldades para colocar embarques na Nigéria e o fracasso de um contrato com a Venezuela, para onde a Petrobras pretendia exportar 20 milhões de litros mensais.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205550/visualizar/