Governo e empresários participam de roda de negócios na Bolívia
O grupo organizado pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, Sistema Fecomércio e Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) composto por pelo menos 90 empresários, além desta primeira roda de negócio, também participou de um almoço de confraternização com o vice-governador Silva Barbosa.
A expectativa do grupo é grande. Para aqueles que já participaram de outras missões para a América Latina a ansiedade é ainda maior. “Há um bom mercado, mas falta agilidade no processo de compra e venda”, diz o empresário Eldor Sontag do setor de lactos. “O nosso produto é bom, mas é preciso agilizar o desembaraço da papelada. Ainda enfrentamos muita burocracia”, completa.
A sugestão do vice-governador Silval Barbosa é para que os empresários façam uma lista sobre as dificuldades que enfrentam para fazer negócios com a Bolívia e ao voltar para Mato Grosso se reúna com o Governo do Estado para discutir o assunto. “Vamos ver o que pode ser feito para agilizar o processo. Os empresários precisam informar quais os principais pontos de gargalo das negociações”, salienta Barbosa.
Ele conta que Mato Grosso participa da Expocruz, há alguns anos, mas essa é a primeira vez que o Estado leva mais de 90 empresários para a feira, considerada uma das maiores da América Latina. Durante a tarde alguns empresários aproveitaram para conhecer o comércio local e estudar as possibilidades de negociação. “É bom ver as opções de negócios, tanto de compra, como de venda”, enfatiza o empresário Moisés Morgado, do setor de rações.
Comentários