Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 26 de Setembro de 2007 às 13:44

    Imprimir


O etanol caminha para superar a gasolina nos postos de combustíveis até 2010. A projeção da RC Consultores é que, dos 28 bilhões de litros de 2006, a demanda por gasolina deve recuar para 22 bilhões no período, enquanto a de álcool praticamente dobrará, de 13 bilhões para 23 bilhões. As premissas para a confirmação desse cenário incluem o aumento da frota de carros flex-fuel de 4 milhões de veículos para 10 milhões e o preço do álcool equivalendo, no mínimo, a 70% do cobrado pela gasolina.

A inversão se deve a um possível cenário de superprodução nacional de álcool, 50% maior que a atual, e de forte consumo nacional, mas de demanda externa ainda marcada por protecionismo. "A exportação só deslancha mesmo a partir de 2015", prevê o economista Fábio Silveira, da RC Consultores. A projeção, factível segundo Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infra-estrutura, pode não se realizar se a Petrobras não encontrar mercado para a "sobra" de gasolina e entrar nessa disputa.

Mas se por um lado a concorrência é vantajosa para o consumidor, por outro os usineiros passarão por uma prova de fogo. Desde junho, as usinas vendem o litro do álcool por cerca de R$ 0,58, próximo ao custo de produção de R$ 0,55, segundo a FCStone. Isso deve se estender pelo menos até 2008, estima o presidente da Usinas e Destilaria do Oeste Paulista (Udop), José Carlos Toledo. "Mas um ajuste deve ocorrer antes de 2010."





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205636/visualizar/