Repórter News - reporternews.com.br
Delegado avalia que falta atenção de motoristas e pedestres no trânsito. Secopa informou que irá avaliar melhorias na sinalização das obras
Atropelamentos aumentam por obras de mobilidade na Grande Cuiabá
O número de atropelamentos aumentou em Cuiabá e em Várzea Grande, região metropolitana da capital, devido às obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. Segundo a Polícia Civil, um dos motivos é a falta de atenção dos motoristas e também dos pedestres. “São os desvios para as obras de mobilidade que têm jogado o tráfego para vias paralelas nos bairros que não estão preparadas para comportar esse maior número de veículos circulando", afirmou odelegado Christian Cabral, da Delegacia de Delitos de Trânsito de Cuiabá.
Para ele, os pedestres também não estão preparados e habituados com essa maior circulação de veículos nas ruas. Apesar de identificar o aumento relevante de atropelamentos, a Polícia Civil informou que o levantamento de casos ainda não foi concluído.
De acordo com o engenheiro de trânsito, Luiz Miguel Miranda, durante a execução de grandes obras é preciso um plano especial para os pedestres, que conforme a lei, têm prioridade no trânsito. Ele explicou que é necessário ampliar o número de travessias e passarelas para pedestres. "Saso isso não seja colocado em prática, o pedestre está exposto com o perigo de dividir o mesmo espaço com esse trânsito que está nessas vias”, pontuou.
A Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa) e a Secretaria de Infraestrutura de Várzea Grande informaram que irão avaliar e dividir as responsabilidades sobre a questão da sinalização do trânsito e então buscar uma solução para o problema.
Na semana passada, uma idosa de 61 anos morreu na Avenida da Feb, em Várzea Grande, vítima de atropelamento. A sinalização no local é precária e a faixa de pedestre está praticamente apagada. Sobre os acidentes nessa via, o comandante da Guarda Municipal da cidade, Louriney dos Santos, avaliou que a maior parte dos acidentes ocorre porque os motoristas e pedestres não obedecem o sinal de trânsito.
“Na verdade, vários motoristas não respeitam a sinalização e as regras de estacionamento. Estamos trabalhando na fiscalização e só no mês de abril foram apreendidos 188 veículos”, afirmou o comandante.
De janeiro até o início de maio, foram mais de 4 mil notificações de irregularidades no trânsito. A Guarda Municipal é responsável pela fiscalização e pelo atendimento de acidentes sem vítimas. As principais notificações são sobre a falta do uso do cinto de segurança e o avanço do sinal vermelho.
Fonte:
Do G1 MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/20565/visualizar/
Comentários