Morrem 169 insurgentes e um soldado em combates no Afeganistão
Pelo menos 169 supostos insurgentes e um soldado americano morreram em dois combates no Afeganistão, informou hoje o comando dos Estados Unidos no país.
Um dos confrontos começou na terça-feira no distrito de Moussa Qala, na província de Helmand, no sul. Um grupo de insurgentes atacou uma patrulha de tropas ocidentais e afegãs, segundo um comunicado do comando dos EUA.
Os supostos talibãs estavam num sistema de trincheiras e vários esconderijos no povoado de Regay. Eles atacaram o comboio com armas leves, metralhadoras e morteiros. Pouco depois, reforçaram suas posições no povoado de Moussa Qala.
As tropas afegãs e americanas responderam com apoio da aviação.
Morreram pelo menos 104 supostos insurgentes e um soldado da coalizão liderada pelos EUA. Outros quatro soldados ficaram feridos, segundo o comunicado americano, que informou que as operações na área continuam.
Moussa Qala é um remoto distrito, tradicional reduto dos insurgentes.
Outro combate, ontem, durou seis horas, na província de Uruzgan, e terminou com a morte de mais de 65 insurgentes. Uma patrulha combinada de tropas americanas e afegãs localizou um grupo de supostos insurgentes que preparavam uma emboscada, segundo o comunicado do Exército dos EUA.
A patrulha atacou os supostos talibãs com armas leves, mas observou que eles recebiam reforços de mais de 80 combatentes. Os insurgentes atacaram com metralhadoras, morteiros e lança-granadas no povoado de Kakrak.
As forças solicitaram apoio aéreo e a aviação, utilizando munição de precisão contra as posições dos insurgentes, matou "mais de 65", segundo o comunicado. O comando militar reconheceu que "três não-combatentes possivelmente foram feridos" no tiroteio.
No Afeganistão morreram neste ano mais de 4.100 pessoas vítimas da violência.
Comentários