Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 25 de Setembro de 2007 às 22:36

    Imprimir


Nações Unidas, 25 set (EFE).- O Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas aprovou hoje uma resolução que autoriza uma "presença multidimensional", com policiais e militares, em torno da região sudanesa de Darfur para ajudar a proteger os civis.

Liderado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, o CS autorizou por unanimidade a operação, que incluirá forças militares da União Européia (UE) e terá o leste do Chade e o nordeste da República Centro-Africana como cenário.

O objetivo fundamental, como previsto na resolução 1778, é "proteger os civis e facilitar a ajuda humanitária às milhares de pessoas desarraigadas devido à insegurança que afeta os dois países e o vizinho Sudão", palco de um longo conflito.

O Conselho declarou estar "profundamente preocupado" com a ameaça de que os grupos armados nas fronteiras da "agitada região sudanesa de Darfur" representam e estabeleceu um prazo inicial de um ano para a missão.

Denominada Missão das Nações Unidas para a República Centro-Africana e Chade (Minurcat), a força quer criar condições de segurança apropriadas para ocorrer um retorno voluntário, seguro e sustentável dos refugiados e deslocados.

Para que isso seja possível, foi aprovado o envio de uma força militar da UE - também por um período inicial de um ano - que está autorizada a "tomar todas as medidas necessárias" para respaldar a presença das Nações Unidas na região.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205726/visualizar/