Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 25 de Setembro de 2007 às 22:23

    Imprimir


NOVA YORK, ONU, 25 Set 2007 (AFP) - O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, acusou nesta terça-feira o governo dos Estados Unidos de violar os direitos humanos, na abertura de seu discurso na Assembléia Geral das Nações Unidas, no qual declarou o caso nuclear do Irã um assunto "encerrado".

"Lamentavelmente, os direitos humanos estão sendo amplamente violados por certas potências, especialmente as que fingem ser seus únicos defensores", disse Ahmadinejad, sem citar os Estados Unidos.

"Instalar prisões secretas, seqüestrar pessoas, julgar e punir em segredo sem que haja o devido processo (legal), gravar conversas telefônicas, interceptar e-mails... tudo isto se transformou em algo comum" nos Estados Unidos.

Ahmadinejad denunciou ainda a ocupação do Iraque, lançada sob "o pretexto de remover um ditador e pela presença de armas de destruição em massa". "O ditador, apoiado pelas mesmas tropas de ocupação, foi derrubado e as armas de destruição em massa não foram encontradas, mas a ocupação prossegue, sob outros pretextos".

No mesmo discurso, Ahmadinejad afirmou que o Irã considera a polêmica sobre seu programa de enriquecimento de urânio um assunto "encerrado", que agora será uma questão de "rotina" administrada pela AIEA.

"Anuncio oficialmente que, para nós, a questão nuclear está encerrada e que a partir de agora será um assunto ordinário da Agência" internacional de energia atômica (AIEA).

Ahmadinejad criticou os Estados Unidos e seus aliados - sem citá-los diretamente - por pressionar a AIEA para agir contra o Irã.

"Por sorte, ultimamente, a AIEA trata de voltar a ocupar seu papel legal de apoio aos direitos de seus membros e de supervisora de atividades nucleares", afirmou o líder iraniano.

Ahmadinejad desmentiu novamente qualquer projeto iraniano para obter uma arma nuclear, afirmando que "todas as atividades nucleares" do Irã "são completamente pacíficas e transparentes".

"Durante os últimos dois anos, as potências arrogantes, abusando do Conselho de Segurança, têm acusado o Irã, feito ameaças e aplicado sanções ilegais contra nosso país".

Ahmadinejad investiu ainda contra o Estado de Israel, estimando que a "Palestina, entregue para compensar a perda sofrida durante a guerra na Europa, foi submetida à ocupação do regime sionista ilegal".





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205727/visualizar/