Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 25 de Setembro de 2007 às 13:29

    Imprimir


Ao menos 30 pessoas morreram em um atentado suicida ocorrido nesta segunda-feira (25) na cidade de Baquba, ao nordeste de Bagdá. Há também 32 feridos, informaram as fontes médicas locais.

O ataque mirava autoridades políticas, militares e religiosos xiitas e sunitas que estavam reunidos em uma mesquita em Chafta.

O xeque Ibrahim al-Zubaidi, considerado uma das personalidades de maior destaque de Baquba, também foi morto no atentado, enquanto o xeque Ahmed al-Tamimi, chefe de assuntos religiosos xiitas da capital de Diyala, ficou gravemente ferido, disseram as fontes.

Já entre os feridos estão dirigentes dos grupos da resistência iraquiana como as "Brigadas da Revolução dos Anos Vinte" e o "Exército dos Mujahedins" (guerreiros santos).

Estas organizações armadas se uniram aos clãs sunitas e às forças de segurança em sua luta contra a rede terrorista al-Qaeda, que atua em Diyala.

O ataque

O agressor entrou na mesquita e detonou uma carga explosiva que carregava presa em sua cintura. As vítimas haviam se reunido no local para pôr fim ao jejum do mês sagrado muçulmano do Ramadã, e para preparar uma conferência de reconciliação política e religiosa da cidade.

O atentado foi cometido dias depois de os clãs de Diyala terem formado um Conselho de Salvação para ajudar as forças de segurança no combate à al-Qaeda.

Nos últimos meses, a província se transformou no principal reduto da organização radical sunita "Estado Islâmico do Iraque", formada por oito grupos armados liderados pela al-Qaeda.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205824/visualizar/