Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 25 de Setembro de 2007 às 08:13
Por: Rose Domingues

    Imprimir


O balanço da Coordenação de Exames Vestibulares (CEV) mostra que 26.542 candidatos se inscreveram no processo seletivo de 2008 da UFMT. Desse total, 1.101 foram isentos da taxa e 1.193 pagaram parcialmente, através de um convênio com o Cursinho Vestibular da Prefeitura de Cuiabá (CuiabáVest). A participação este ano está 10% maior que no ano passado, mas também se deve a abertura de 290 novas vagas, num universo de 3.698 colocações.

A coordenadora Valéria Calmon Cerisara, diz que a grande preocupação no pouco tempo que antecede as provas, que acontecem nos dias 18 e 19 de novembro, é a confirmação dos dados pessoais dos candidatos, que começou ontem direto na CEV ou internet (www.ufmt.br). "É preciso se certificar que o nome esteja na relação, verificar opção de curso, língua estrangeira, número de inscrição do Enem e o endereço, porque o local de prova será enviado na residência do estudante".

São 80 cursos, contando os diurnos e noturnos, as diferentes habilitações e os novos, como Psicologia, na Capital, Ciência da Computação, Química e Educação Física, no campus do Médio Araguaia. As provas serão realizadas em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop.

Perfil - No último vestibular, 16 mil estudantes eram de Mato Grosso e 9 mil de outros Estados. Cerca de 13 mil fizeram Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas, apenas 3 mil admitiram ter estudado em escolas públicas e particulares. A maioria deles (8 mil) não havia concluído o Ensino Médio, assim como não frequentarem cursinhos pré-vestibulares. A escolha do curso foi baseada principalmente no mercado de trabalho e aptidão pessoal.

Baseado nas respostas dos próprios candidatos, foi possível observar que os cursos de Direito e Medicina continuam elitizados. De um total de 967 inscritos no curso de Direito, para pleitear 40 vagas, a maioria revezou ensino público com particular.

Mas em Medicina, 2.184 estudantes disputaram 40 vagas. A maioria dos que passaram, 32, são oriundos do ensino particular durante quase toda vida escolar. Telefone da CEV: (65) 3615-8152





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205883/visualizar/