Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 24 de Setembro de 2007 às 19:53

    Imprimir


Pelo menos 18 pessoas, entre elas três dirigentes da polícia local, morreram nesta segunda-feira num atentado suicida cujo alvo era uma reunião de reconciliação numa mesquita perto de Baaquba, ao norte de Bagdá, segundo um novo balanço da polícia.

"Dezoito pessoas foram mortas e 30 ficaram feridas" no atentado perpetrado numa aldeia da periferia de Baaquba (60 km ao norte de Bagdá), capital da província de Diyala, disse à AFP o general Khudair al-Tamimi, comandante da primeira brigada da polícia de Baaquba.

Mais cedo, o general Tamimi havia mencionado nove mortos.

O camicase acionou seu cinturão de explosivos no meio da multidão reunida na mesquita, onde estava acontecendo uma reunião de reconciliação entre um grupo rebelde sunita, as Brigadas da Revolução 1920, e a poderosa milícia xiita do Exército do Mahdi.

Vários dirigentes dos dois movimentos haviam sido convidados para esta reunião, assim como vários chefes tribais e responsáveis locais, na aldeia de Al-Chifta.

Dois generais da polícia local estão entre os mortos, segundo o general Tamimi. Um coronel e quatro oficiais também estão entre as vítimas.

O governador da província, Ghanem al-Qoreishi, também participou da reunião na mesquita.

Segundo um fotógrafo da AFP, helicópteros americanos sobrevoaram a zona e várias ambulâncias circularam pelo local até o início da noite.

A aldeia de Al-Chifta, onde xiitas e sunitas convivem pacificamente, costuma ser relativamente tranqüila.

No entanto, a província de Diyala é uma das mais perigosas do Iraque.

Além disso, pelo menos 10 pessoas morreram numa série de ataques em todo o país. Um atentado suicida com caminhão-bomba contra um posto de controle policial numa estrada de Tall Afar (370 km ao norte de Bagdá) deixou seis mortos e 17 feridos.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205931/visualizar/