Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sexta - 10 de Maio de 2013 às 06:44

    Imprimir


DIVULGAÇÃO/ PF DE UBERLÂNDIA
Nas caixas usadas para guardar os equipamentos estavam um etiqueta com o endereço da prefeitura de Cuiabá
Nas caixas usadas para guardar os equipamentos estavam um etiqueta com o endereço da prefeitura de Cuiabá
Parte dos tablets roubados da Secretaria de Educação de Cuiabá foi recuperada por policiais militares de Uberlândia (MG), na noite desta quarta-feira (9). Os 705 aparelhos da marca Positivo – a mesma dos adquiridos pela prefeitura – estavam em caixas etiquetadas com o nome da referida secretaria, além do endereço do Palácio Alencastro. 

 
 
A carga recuperada é avaliada em aproximadamente R$ 350 mil. Por estarem com inscrição do “Ministério da Educação” nas caixas, os militares encaminharam a mercadoria e os envolvidos para a Polícia Federal (PF) de Uberlândia. 

 
 
Responsável por lavrar o auto de flagrante, o delegado federal Almir Clementino Soares informou que já solicitou ao secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, o envio de notas fiscais e outros documentos que comprovem a compra dos aparelhos pela prefeitura - para autorizar a devolução dos tablets e concluir o inquérito. 

 
 
“Quando ligados, uma logo do Ministério da Educação aparece na tela dos aparelhos. Não há possibilidade de apagar a logo do computador. É fácil identificar que se trata de um produto desviado de um órgão público”, explicou o delegado. 

 
 
Duas pessoas foram presas em flagrante recebendo a mercadoria. No momento em que faziam uma ronda de rotina no bairro Tubalina, policiais militares observaram um caminhão-baú parado em frente a uma residência, onde três pessoas descarregavam a mercadoria, que era colocada no quintal da casa. 

 
 
Ao se aproximarem da moradia, os três suspeitos fugiram correndo. Interpelados, os moradores da casa – um homem e uma mulher - disseram que os fugitivos haviam vindo de Cuiabá. Eles afirmaram aos policiais que não sabiam a origem do material, e que haviam concordado em guardar a mercadoria porque o motorista – um conhecido – disse que o caminhão estava quebrado e não poderia mais seguir viagem. 

 
 
O homem e a mulher foram liberados, depois de pagarem uma fiança de R$ 5 mil, cada. Eles devem ser indiciados pelo crime de receptação. 

 
 
Os tablets foram roubados do almoxarifado da Secretaria de Educação de Cuiabá, localizada no bairro Boa Esperança, no dia 4 de abril deste ano. Na ocasião, oito homens armados invadiram o local, renderam vigias e funcionários e levaram os aparelhos em um veículo do tipo furgão. Ao todo, foram roubados 2,5 mil tablets. 

 
 
O secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes Figueiredo, disse que enviou as notas fiscais ao delegado Almir ontem mesmo. 

 
 
Os aparelhos haviam sido adquiridos pelo ex-prefeito Chico Galindo (PTB) no ano passado, por meio de um pregão do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação. A ideia era utilizar os tablets como atividade pedagógica, na rede municipal de ensino. 

 
 
Até o mês de março eles estavam encaixotados, devido à falta de capacitação dos professores para usá-los em sala de aula. A prefeitura havia dado início a um programa para ensinar os professores a utilizar os tablets. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/20600/visualizar/