Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 24 de Setembro de 2007 às 10:30

    Imprimir


Vinte professores do Ensino Médio participam da capacitação para o Educom.Rádio, numa proposta que visa implementar o programa em Mato Grosso. O objetivo é propiciar às escolas que possuem o equipamento uma compreensão mais efetiva da iniciativa implantada em 2003/4 com participação do Ministério da Educação, NCE-USP (Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo) e Unesco. O evento está sendo realizado na Avenida São Sebastião, 3285, próximo ao Memorial das Águas, no período de 24 a 28 de setembro, das 8 às 12 horas e das 14 horas às 18 horas.

Os municípios participantes do curso são Cuiabá, Barra do Garças, Várzea Grande, Barra do Bugres, Cáceres, Colniza, Sangradouro, Guarantã do Norte, Rondonópolis, Tangará da Serra, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Confresa e São Félix do Araguaia. Os professores que participam do curso representam escolas que contam com equipamentos de rádio e irão aprimorar sua utilização visando à melhoria da qualidade de ensino.

A capacitação promovida pela Superintendência de Educação Básica, por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos Eucativos/Gerência de Projetos de Complementação Curricular da Seduc, terá a parceria do jornalista Ailton Segura, professor da UFMT e mestre em Ciências da Comunicação pela USP, que na primeira fase do projeto foi um dos participantes do processo.

Nesta fase, o Educom vai propiciar à Educação a utilização de procedimentos de Comunicação, via Rádio, visando a melhoria do Ensino e o desenvolvimento de habilidades que possibilitem a integração da tecnologia dos meios contemporâneos ao processo educativo. Além das técnicas de Comunicação radiofônica o processo de capacitação também irá promover discussões e debates a respeito das idéias de Edgar Morin, principal pensador da Reforma Educacional Francesa; de Lev Vigovsthy, um dos teóricos da Educação e da nova visão educacional, e de Celestin Freinet, educador que pioneiramente usou meios de comunicação como suporte ao processo educativo.

Uma das propostas desta fase é integrar o desenvolvimento das novas perspectivas educacionais da Seduc tornando os professores participantes repassadores dos conteúdos, visando um maior envolvimento da escola e da comunidade por meio de programas que reflitam a realidade da unidade educacional. As técnicas que envolverão a capacitação serão relativas ao uso da voz, de recursos sonoros e música nos diversos gêneros radiofônicos para produzir transversalmente conteúdos ligados diretamente ao aprendizado.

“O rádio é imprescindível para a democratização da informação. Na escola é um aliado importante da aprendizagem”, afirma o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206016/visualizar/