Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 23 de Setembro de 2007 às 19:39

    Imprimir


Washington, 23 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, chega na segunda-feira a Nova York para participar da Assembléia Geral da ONU, quando terá a oportunidade de abordar com outros líderes temas importantes de sua agenda, como a mudança climática, Darfur e o Oriente Médio.

O conflito israelense-palestino deverá ser o destaque do primeiro dia de trabalho, na véspera do início do debate nas Nações Unidas, com um encontro com o enviado especial do Quarteto para o Oriente Médio, Tony Blair.

Bush também conversará com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro Salam Fayyad.

Funcionários do Governo americano que pediram para não serem identificados disseram que não está programada nenhuma reunião com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, diante de sua previsível ausência.

Nas últimas semanas, o Governo dos Estados Unidos tentaram promover uma aproximação entre israelenses e palestinos para garantir o sucesso da Conferência Internacional sobre o Oriente Médio - convocada para outubro -, o que levou a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, a visitar Israel há poucos dias.

Durante a visita de três dias a Nova York, Bush manterá reuniões bilaterais com vários líderes, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, e o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai.

Na terça-feira, Bush (como líder do país anfitrião) participará da abertura da Assembléia Geral da ONU, com um discurso no qual repassará os temas prioritários do seu Governo, em particular a luta pela liberdade e contra a violência e a tirania.

O presidente americano também falará da importância do avanço nas negociações da Rodada de Doha para reduzir as barreiras internacionais ao comércio.

Bush participará do debate aberto do Conselho de Segurança para analisar a situação na África, também na terça-feira, sob a Presidência do governante francês, Nicolas Sarkozy.

Nesta reunião, o presidente americano deverá insistir na importância de acelerar a expansão das forças de pacificação em Darfur, no Sudão.

Bush participará de um jantar com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, onde será discutida a situação da mudança climática.

Os Estados Unidos fizeram nos últimos meses uma reavaliação em sua posição sobre este tema, embora a Casa Branca tenha retirado a assinatura do Protocolo de Kioto no primeiro mandato de Bush.

O país está disposto a lançar um compromisso internacional para reduzir a emissão de gases que produzem o efeito estufa.

Na quinta e sexta-feira será realizada em Washington uma importante reunião com diversos países e a ONU para falar dos desafios mundiais representados pela mudança climática e o setor energético.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206081/visualizar/