Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 23 de Setembro de 2007 às 10:17

    Imprimir


Cabul, 23 set (EFE) - Dois italianos e o motorista e o tradutor afegãos que os acompanhavam foram dados como desaparecidos na província de Herat, no oeste do Afeganistão, após um possível seqüestro que já está sendo investigado, disse à Efe uma fonte da Polícia.

Em Roma, o Governo italiano confirmou o desaparecimento de dois de seus militares lotados na região, onde a Itália tem homens integrados à Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), subordinada à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

No entanto, uma fonte da Isaf em Herat consultada pela Efe disse que há, sim, dois italianos desaparecidos, mas que eles não são militares. Já o porta-voz da força internacional em Cabul se recusou comentar a notícia.

No momento, a Polícia local trabalha com a hipótese de que os seqüestrados possam ser jornalistas.

"Dois italianos que aparentemente são jornalistas e o motorista e o tradutor deles estão desaparecidos desde ontem (sábado) no distrito de Shindand", no sul de Herat, disse à Efe o chefe do Departamento de Investigação Criminal de Herat, o general Ali Khan Hassanzada.

A notícia do possível seqüestro foi dada pela rede de TV "Tolo", que não deu muitos detalhes do ocorrido.

Procurado pela Efe, o Ministério do Interior afegão disse que ainda tenta confirmar a veracidade da informação.

De acordo com o general Hassanzada, os quatro desaparecidos "foram vistos pela última vez ontem à tarde, em um posto de controle em Shindand".

"Desde então, não conseguimos falar com eles", informou a fonte, segundo a qual a Polícia de Herat "lançou uma operação de busca na região", ainda "sem resultados".

Um porta-voz da embaixada italiana em Cabul também disse que, desde ontem à noite, a representação diplomática não teve mais contato com dois italianos membros do "quadro militar" da Itália no Afeganistão.

"Estamos checando com todas as nossas fontes para obter informações sobre o ocorrido", acrescentou o funcionário.

Em Roma, o Ministério da Defesa italiano confirmou o desaparecimento de dois soldados no Afeganistão.

"Dois militares do contingente italiano em Herat estão desaparecidos há algumas horas. Estamos verificando o que realmente pode ter acontecido", disse o ministério.

Aparentemente, os dois soldados estavam de serviço, patrulhando uma região da província. No entanto, ninguém sabe se eles estavam sozinhos ou com outros militares, nem a qual regimento pertencem.

As famílias dos dois militares já foram avisadas do desaparecimento, segundo um comunicado do Ministério da Defesa.

O primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, que nas próximas horas viajará para Nova York, e o ministro de Assuntos Exteriores, Massimo D'Alema, acompanham com "atenção" a evolução do caso, disse, por sua vez, a Chancelaria.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206112/visualizar/