Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 22 de Setembro de 2007 às 21:48

    Imprimir


MADRI, 22 Set 2007 (AFP) - Centenas de nacionalistas catalães queimaram na noite deste sábado, em Girona, fotografias do rei Juan Carlos durante demonstração de apoio a um jovem separatista acusado pela justiça por "injúrias" contra a realeza por ter feito o mesmo recentemente.

Aos gritos de "catalães não têm rei" e "eu também queimo a coroa espanhola", os manifestantes atearam fogo em dezenas de fotos da família real espanhola, informou a agência Europa Press.

Deste modo, apoiavam o jovem Jaume Roure, que responde por ter também ter queimado uma foto do rei em protesto pela visita do rei à Girona.

O incidente, que abriu um debate na imprensa sobre a liberdade de expressão, foi condenado "firmemente" pelo governo socialista, num país em que o crime de "injúrias contra a realeza" é passível de ser punido com penas que variam de seis meses a dois anos de prisão.

Os manifestantes leram um protesto no qual acusavam a monarquia de ser "ilegítima" por ter sido "restaurado por um ditador" (Franco). Depois disso, jogaram líquido inflamável em várias fotos da família real e atearam fogo nelas.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206128/visualizar/