Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 22 de Setembro de 2007 às 18:15

    Imprimir


Alunos, professores e técnicos da UNEMAT irão paralisar suas atividades em protesto contra as condições atuais de funcionamento da instituição, no próximo dia 25, terça-feira. Caravanas sairão dos onze campi para concentrar as manifestações no campus de Cáceres.

A Unemat atravessa a mais grave crise de sua história. Entre os problemas enfrentados pela instituição estão a redução do orçamento pelo Governo do Estado, problemas de gestão interna que levou à recusa de suas contas pelo Tribunal de Contas em 2005, falta de infra-estrutura para os cursos e inexistência de política estudantil, os mais de 12 mil alunos, não dispõem de Restaurante Universitário ou casa para estudantes em nenhum dos campi.

Além disso, a crise afeta também os professores com a falta de recursos para o desenvolvimento de pesquisas e aquisições de equipamentos. Na relação trabalhista; alguns têm seus salários em atraso; enquanto muitos mestres e doutores são impedidos de se dedicar integralmente à universidade, em razão dos obstáculos posto pela Administração e pelo exíguo orçamento, que negam o direito ao regime de trabalho em Dedicação Exclusiva para os docentes. Isso tem especial gravidade no momento em que novos professores foram aprovados no concurso de 2006 e hoje, são mestres e doutores que se juntam aos que querem seu lugar na instituição e não conseguem.

Há o risco iminente de perda desses professores para outras universidades do país, o que seria uma enorme perda para o estado de Mato Grosso, pois, para se formar mestres e doutores levam-se anos, décadas de investimentos públicos.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206156/visualizar/