Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 22 de Setembro de 2007 às 15:38

    Imprimir


Estudo apresentado na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) revelou que não são só os adolescentes que se dizem insatisfeitos com o próprio corpo.

Segundo Ana Elisa Ribeiro Fernandes, médica responsável pela pesquisa, crianças entre seis e nove anos e pré-adolescentes entre dez e 13 anos também revelaram preocupação com a sua imagem corporal.

Foram analisados 1.183 alunos entre seis e 18 anos, matriculados nos ensinos fundamental e médio em 20 escolas de Belo Horizonte.

Apesar de 80% deles estarem no peso normal, 62,6% estavam insatisfeitos com o corpo. Cerca de 34% queriam ser mais magros e 29% gostariam de ganhar peso.

Além de preencher um questionário, os participantes precisaram apontar, entre cinco desenhos de silhuetas corporais, aquela que mais consideravam parecida com a sua. Depois disso, optavam, ainda, por aquela que gostariam de ter.

Uma das explicações possíveis para o fato de as crianças estarem tão insatisfeitas pode estar na cobrança dos pais e na preocupação exagerada que eles têm com o controle de peso dos filhos.

Além disso, colaboram a cobrança da sociedade e a divulgação pela mídia de modelos de beleza. O descontentamento tem ligação direta com transtornos alimentares (anorexia e bulimia), baixa auto-estima, ansiedade e depressão.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206172/visualizar/