Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 22 de Setembro de 2007 às 06:45

    Imprimir


NOVA DÉLHI - Cerca de 20 pessoas ficaram feridas em Daca, capital de Bangladesh, quando a Polícia dispersou uma manifestação de protesto contra um jornal que publicou uma caricatura de Maomé, que levou à detenção de seu autor por "ofender" os sentimentos dos muçulmanos, informa neste sábado, 22, a imprensa bengali.

As manifestações estão proibidas em Bangladesh, que vive sob estado de exceção desde janeiro. Mesmo assim, centenas de ativistas de um movimento islâmico realizaram ontem uma passeata. O protesto começou após as preces de sexta-feira numa mesquita de Daca, informa o jornal "The Daily Star".

Os manifestantes foram à sede do jornal "Prothom Alo", que publicou uma caricatura intitulada "Nome". Nela, uma criança e um clérigo fazem uma brincadeira sobre o nome de Maomé.

Os manifestantes exigiram que o Governo proibisse a publicação do jornal e prendesse os seus responsáveis.

As autoridades detiveram no dia 20 o autor dos desenhos, Arifur Rahman, e confiscou os exemplares nos quais eles foram publicados. O editor, Matiur Rahman, teve que pedir desculpas pela publicação "despercebida".

A Polícia, que tinha reforçado a segurança no local, usou cassetetes contra os manifestantes. Cerca de 20 ficaram feridos e cinco receberam assistência médica, segundo o "Daily Star".

O protesto de Daca foi dissolvido em 15 minutos.

Segundo a agência "UNB", as autoridades proibiram também a publicação do número do mês do Ramadã da revista "Saptahik 2000". Ela incluía um artigo que "fere os sentimentos religiosos dos muçulmanos".




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206223/visualizar/