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Empresas enfrentam queixas com anúncios de investimentos
A Audiência Pública realizada na manhã de hoje (21/09), no Plenário “Ana Maria do Couto”, na Câmara Municipal de Cuiabá, sobre a qualidade dos serviços de telefonia, já produziu notícias positivas. A Brasil Telecom anunciou a intenção da criar um serviço de atendimento presencial no centro da Capital. O atendimento somente através do serviço de “call center” (pelo telefone) é um dos motivos mais freqüentes de queixas dos usuários dos serviços.
A audiência foi requerida pela vereadora Enelinda Scala, do PT. O evento contou com a presença de representantes de quatro operadoras de telefonia (celular e fixa); da Anatel; da UFMT; dos Procons Estadual e Municipal e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telefonia (Sintel). Participaram ainda outros dois vereadores (Luis Poção e Dilemário Alencar) e a senadora Serys Slhessarenko.
De acordo com Ivo Vinícius Firmo, gerente de Fiscalização e Controle do Procon-MT, as queixas envolvendo serviços de telefonia no estado estão em primeiro (móvel) e terceiro lugares (fixa). O segundo lugar envolve reclamações contra os aparelhos telefônicos. “A cada dez reclamações feitas no Procon, duas envolvem queixas contra os serviços de telefonia”, informou o gerente. Segundo a gerente operacional do Procon de Cuiabá, no “ranking” municipal as reclamações aos serviços de telefonia estão em segundo lugar. Diante deste quadro, os responsáveis pelas operadoras presentes (Claro, Vivo, Tim e Brasil Telecom) procuram mostrar quais são os investimentos, a estrutura e os serviços sociais disponibilizados na região pelas empresas.
O diretor regional da Claro, Gleysson Fernandes, informou que, pelos padrões de atendimento da Anatel, a empresa está em terceiro lugar na qualidade de atendimento. Já Márcio Rattes, gerente regional da Vivo, informou que a empresa deve investir este ano 56 milhões de reais em Mato Grosso, na ampliação da cobertura de sinal e reforma dos postos de atendimento existentes.
O gerente Territorial da Tim no estado, Ednaldo Silva, destacou a implantação de um projeto social em Mato Grosso, o Tim Música. Pelo projeto, 80 instrutores estão propiciando formação musical a dois mil alunos de quatro escolas da periferia de Cuiabá. A cidade é a primeira do Centro Oeste a receber este investimento. O diretor da filial de Mato Grosso da Brasil Telecom, Wagner Oliveira Gomes, além de anunciar a ampliação do atendimento presencial, informou que a empresa está assumindo seu atendimento de “call center”, que era terceirizado.
O gerente local de Operações da Anatel, Marcelo Henrique Maurício esclareceu que o país já conta com 136 milhões de telefones, fixos e móveis, sendo o quinto país que mais tem usuários de telefonia. O presidente do Sintel, Lauro Benedito de Siqueira, ressaltou o estress a que são submetidos os poucos funcionários disponibilizados pelas empresas para o atendimento direto. O professor Alcides Teixeira da Silva, da Engenharia Elétrica da UFMT (também presidente da Adufmat), abordou as preocupações levadas por pessoas à universidade, sobre os riscos à saúde da radiação de torres de telefonia e de celulares.
A vereadora Enelinda destacou que o objetivo da audiência foi propiciar a melhoria de um serviço amplamente utilizado pela população, mas sobre o qual tem recebido muitas queixas em seu gabinete. Também foram feitos questionamentos por pessoas presentes no auditório. A senadora Serys fez uma rápida passagem no local, mas disse que seu gabinete estará à disposição para qualquer encaminhamento feito na audiência.
A audiência foi requerida pela vereadora Enelinda Scala, do PT. O evento contou com a presença de representantes de quatro operadoras de telefonia (celular e fixa); da Anatel; da UFMT; dos Procons Estadual e Municipal e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telefonia (Sintel). Participaram ainda outros dois vereadores (Luis Poção e Dilemário Alencar) e a senadora Serys Slhessarenko.
De acordo com Ivo Vinícius Firmo, gerente de Fiscalização e Controle do Procon-MT, as queixas envolvendo serviços de telefonia no estado estão em primeiro (móvel) e terceiro lugares (fixa). O segundo lugar envolve reclamações contra os aparelhos telefônicos. “A cada dez reclamações feitas no Procon, duas envolvem queixas contra os serviços de telefonia”, informou o gerente. Segundo a gerente operacional do Procon de Cuiabá, no “ranking” municipal as reclamações aos serviços de telefonia estão em segundo lugar. Diante deste quadro, os responsáveis pelas operadoras presentes (Claro, Vivo, Tim e Brasil Telecom) procuram mostrar quais são os investimentos, a estrutura e os serviços sociais disponibilizados na região pelas empresas.
O diretor regional da Claro, Gleysson Fernandes, informou que, pelos padrões de atendimento da Anatel, a empresa está em terceiro lugar na qualidade de atendimento. Já Márcio Rattes, gerente regional da Vivo, informou que a empresa deve investir este ano 56 milhões de reais em Mato Grosso, na ampliação da cobertura de sinal e reforma dos postos de atendimento existentes.
O gerente Territorial da Tim no estado, Ednaldo Silva, destacou a implantação de um projeto social em Mato Grosso, o Tim Música. Pelo projeto, 80 instrutores estão propiciando formação musical a dois mil alunos de quatro escolas da periferia de Cuiabá. A cidade é a primeira do Centro Oeste a receber este investimento. O diretor da filial de Mato Grosso da Brasil Telecom, Wagner Oliveira Gomes, além de anunciar a ampliação do atendimento presencial, informou que a empresa está assumindo seu atendimento de “call center”, que era terceirizado.
O gerente local de Operações da Anatel, Marcelo Henrique Maurício esclareceu que o país já conta com 136 milhões de telefones, fixos e móveis, sendo o quinto país que mais tem usuários de telefonia. O presidente do Sintel, Lauro Benedito de Siqueira, ressaltou o estress a que são submetidos os poucos funcionários disponibilizados pelas empresas para o atendimento direto. O professor Alcides Teixeira da Silva, da Engenharia Elétrica da UFMT (também presidente da Adufmat), abordou as preocupações levadas por pessoas à universidade, sobre os riscos à saúde da radiação de torres de telefonia e de celulares.
A vereadora Enelinda destacou que o objetivo da audiência foi propiciar a melhoria de um serviço amplamente utilizado pela população, mas sobre o qual tem recebido muitas queixas em seu gabinete. Também foram feitos questionamentos por pessoas presentes no auditório. A senadora Serys fez uma rápida passagem no local, mas disse que seu gabinete estará à disposição para qualquer encaminhamento feito na audiência.
Fonte:
Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206300/visualizar/
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