Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 21 de Setembro de 2007 às 08:20

    Imprimir


O presidente de Cuba, Fidel Castro , tem um "probleminha" de saúde, passou por uma transfusão de "quase todo o seu sangue", mas está feliz e pode viver mais 100 anos.

Assim resumiu o presidente da Venezuela, Hugo Chávez , nas primeiras horas desta sexta-feira, ao ser questionado sobre as condições de saúde do líder cubano. Nas últimas semanas, aumentaram os rumores sobre a debilitação do estado de saúde de Castro, que afastou-se do comando direto do governo cubano desde o dia 31 de julho do ano passado, quando foi internado em um hospital de Havana.

"Fidel está bem, claro. Tem um probleminha, mas pode viver assim mais 100 anos", afirmou Chávez pouco antes de embarcar de volta a Caracas.

Na tarde de quinta-feira (20), ele manteve um encontro de cerca de quatro horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem acertou divergências sobre a parceria entre a Petróleos de Venezuela (PDVSA) e a Petrobras. "Que probleminha Fidel tem? Bom, uma operação, duas operações, três operações, 81 anos... Ele quase morreu. Trocaram quase todo o sangue de Fidel", completou Chávez, bem humorado.

O líder venezuelano relatou que conversou pela última vez com Fidel Castro há três semanas.

Conforme insistiu Chávez, Fidel está feliz porque disse que "lhe fazia falta uma enfermidade" para poder assistir a televisão e escrever. "Ele está escrevendo. Parece um jornalista", afirmou Chávez. "Eu, inclusive, lhe disse: põe seu uniforme! Quanto tempo você vai esperar mais? Volto a dizer: põe seu uniforme!"

Recentemente, acrescentou Chávez, o presidente do Equador, Rafael Correa, falou por meia hora com o líder cubano. Correa também esteve na quinta com Lula, que o recebeu durante um jantar em Manaus.

Argentina

Chávez afirmou que "o Rio da Prata canta a vitória" da candidata Cristina Fernández de Kirchner nas eleições presidenciais de outubro, na Argentina.

Ele voltou ainda a apoiar a candidatura da senadora e atual primeira-dama argentina.

"Até as pedras já sabem", disse, comentando o que considera uma vitória certa da mulher do presidente Néstor Kirchner. E deu a entender que Lula também está convencido de que as eleições argentinas estão decididas. "Nós nos veremos dia 10 de dezembro, na posse de Cristina, porque não podemos deixar de ir", teria dito Lula, segundo Chávez.

No dia 12 de dezembro, acrescentou Chávez, ele e Lula voltarão a se encontrar em Caracas, para retomar as discussões iniciadas em Manaus sobre assuntos energéticos. A agenda inclui a reativação do projeto de construção do Gasoduto do Sul, para levar gás venezuelano até o norte da Argentina, através do território brasileiro.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206387/visualizar/