Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 21 de Setembro de 2007 às 07:29

    Imprimir


Os produtores de soja da região norte de Mato Grosso, o principal Estado produtor da oleaginosa no Brasil, vão começar a plantar a nova safra neste final de semana, depois das primeiras chuvas da temporada atingirem a área nesta semana.

"Choveu quarta-feira em Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso, foi a primeira chuva da temporada", afirmou Rogério Ferrarin, do Grupo Guerino Ferrarin (CGF), um dos maiores produtores de Lucas.

Lucas é tradicionalmente a primeira região do Brasil a iniciar o plantio de soja todos os anos. Sorriso é o maior município produtor de soja do país, e Nova Mutum também é uma área em que se planta muita soja.

"As chuvas foram suficientemente fortes. Nós e outros produtores com os quais trabalhamos também vão começar o plantio amanhã na região", disse Ferrarin, por telefone celular, de sua fazenda, cujo plantio de soja deve atingir 45 mil hectares.

Traders esperam que a colheta de soja do Brasil atinja entre 61 milhões e 63 milhões de toneladas na safra 2007/08.

A região produtora do centro-sul do Brasil, no entanto, está enfrentando uma temporada seca mais rigorosa do que o normal desde julho, e produtores, especialmente os de café, estão preocupados com a falta de previsões de precipitações mais generalizadas nas próximas semanas.

Mas o Mato Grosso tem um microclima que recebe umidade primeiro em relação a outras regiões. Normalmente, o Estado já recebe chuvas regulares e abundantes em comparação com outras áreas produtoras do sul do Brasil nesta época.

"Vou plantar uma variedade de ciclo semi-precoce inicialmente, como fiz no ano passado", disse Ferrarin.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206402/visualizar/