Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 18 de Setembro de 2007 às 19:00

    Imprimir


A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso, através da Superintendência de Tecnologia e Inovação, realizou de 11 a 15 de agosto, no Município de Água Boa, e de 08 a 12 de setembro, em Nova Mutum, a I Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, envolvendo as escolas públicas e particulares do Estado de Mato Grosso.

Com temas bastante criativos, evidenciando a preocupação com o nosso planeta, os participantes das escolas mato-grossenses apresentaram e discutiram com professores, colegas, visitantes e comissão avaliadora, questões inerentes aos problemas vivenciados por eles em sua escola, bairro e comunidade.

A comissão avaliadora escolheu os seis melhores trabalhos para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre eles estão: “Poluição Sonora” do Município de Água Boa, “Cinturão Verde” representando Campo Novo dos Parecis, “Preservação do Rio Sete de Setembro” da cidade de Canarana, “Aquecedor 100% Pró-Ambiente” de Juína, “Reflorestamento para preservação dos Mananciais” de Nova Mutum e “O consumo de hortifruti no Município de Sorriso-MT”.

O tema ‘Preservação do rio 7 de setembro’ , apresentado pelas alunas Janete Bigaton e Carla Basto (8ª série), da Escola Municipal Elídio Corbari, localizada no Assentamento Rural, Município de Canarana, mostrou a necessidade da sensibilização para com os problemas ambientais, fundamentalmente, a nascente do rio 7 de setembro.

O estudo tem como objetivo conscientizar a população para a preservação da biodiversidade, tendo em vista a real situação com que se encontra essa nascente. O sucesso do projeto tem despertado o interesse não somente de grupos locais, regionais e nacionais, mas também de organizações internacionais, interessadas em conhecer de perto o trabalho das alunas.

Um outro projeto que despertou interesse dos participantes, bem como da comissão avaliadora foi o tema ‘Cinturão Verde’, apresentado pelos alunos Fernando Reis e Felipe Perini, da 8ª série, da Escola Municipal 04 de julho, Município de Campo Novo do Parecis. Nesse trabalho, os alunos mostraram a importância e a necessidade de se construir um Cinturão Verde, através da mobilização da população para a revitalização do Rio Membeca. Os alunos argumentaram a favor do ‘Cinturão Verde’ para a cidade, ou seja, da importância do plantio de árvores em sua volta, para protegê-la dos aviões pulverizadores nas plantações de soja. Em seus argumentos, os alunos disseram que o maior desafio para a concretização do projeto será sensibilizar toda a sociedade local, sobre a riqueza do rio Membeca às futuras gerações.

Durante a argüição e defesa do trabalho à comissão avaliadora, Fernando e Felipe destacaram a necessidade de se utilizar às artes cênicas, incluindo a participação de crianças, o que foi corroborado pela comissão, pois, segundo os alunos, as crianças possuem um forte componente afetivo que pode contribuir, favoravelmente, para operar mudanças no nível de emoções, atitudes e identidade.

O estudo desenvolvido pelas alunas Angélica Boehm e Bruna Ferreira 8ª série, da Escola Municipal Jorge Carlos Ferreira, Município de Nova Mutum, teve como título ‘Reflorestamento para preservação dos mananciais”. A pesquisa que vem sendo realizada pelas alunas e comunidade escolar também foi destaque na I Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação. A partir do projeto sobre Meio Ambiente, com enfoque no tema água, as alunas sentiram-se motivadas a pesquisar sobre o Pontal do Marape, distante 150 km do município de Nova Mutum. O estudo desenvolvido por elas revelou que as nascentes dos mananciais estão sem mata ciliar e sem os cuidados de preservação. O que é pior: estão sendo usadas como depósito e reserva de água.

O grande objetivo do projeto é a sensibilização de toda a comunidade em relação à preservação dessas nascentes. Através de pesquisa com os moradores do município sobre espécies vegetais, cujo habitat são os mananciais, as alunas conseguiram detectar quais as plantas de maior relevância para ajudar na revitalização dos mananciais. A coleta de sementes bem como os estudos sobre a vegetação local permitiu que fossem criados viveiros de mudas de espécies predominantes nos mananciais, através de mutirões cooperativos na comunidade escolar. Nos próximos meses, Angélica e Bruna estarão juntamente com toda a comunidade, iniciando os trabalhos de reflorestamento nos mananciais, com espécies características dos mesmos.

Foram apresentados na I Mostra de Ciência, dois recursos didáticos de grande sucesso entre o público infantil e juvenil. A Secretaria de Ciência e Tecnologia organizou para que os dois instrumentos didáticos, o Planetário Móvel e o Gyrotec estivessem ao alcance do público infantil e juvenil, durante os dias em que transcorreu o evento. O brinquedo Gyrotec simula a falta de gravidade encontrada fora do nosso planeta, como se estivéssemos flutuando no ar, proporcionando uma sensação de liberdade.

Já o Planetário Móvel (instrumento cedido pela Unemat) oferece uma incrível aula de astronomia, simulando uma viagem espacial para conhecer os planetas, as principais constelações e cometas. Várias informações são repassadas sobre cada astro, incluindo desde a questão dimensional das estrelas até a localização dos planetas. É uma verdadeira aula de conscientização sobre a preservação do nosso planeta azul.

A presença desses recursos no evento chamou a atenção da comissão avaliadora, pela emoção, sensação de liberdade e alegria causadas às crianças e adultos, suscitando, inclusive, reflexões sobre a possibilidade de que seja implantado um Planetário em Cuiabá, a exemplo de algumas capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Belém.

A I Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso teve a participação de aproximadamente quatro mil pessoas, incluindo, alunos, pais e sociedade local e inter-municipal. O sucesso do evento é uma demonstração de que o projeto ‘Popularização da Ciência’, coordenado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso, alcançou o objetivo proposto, buscando articular, coordenar, apoiar e divulgar as pesquisas de iniciação científica que estão sendo desenvolvidas por adolescentes e jovens de escolas públicas e particulares do Estado de Mato Grosso.

A maturidade científica dos alunos, preocupados com questões da natureza, meio ambiente, preservação da fauna e flora etc. é um marco positivo na conscientização e valorização da iniciação científica, como requisito fundamental para o desenvolvimento de pesquisas que possam garantir melhoria na qualidade de vida em nosso planeta.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia premiará os seis melhores trabalhos, garantindo a participação dos autores na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontecerá em Cuiabá, de 01 a 07 de outubro, no Parque Mãe Bonifácia. Os melhores trabalhos receberão como prêmio um data-show. I Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação foi organizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secitec, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemat) e Secretarias de Estado de Esporte (Seel) e de Educação (Seduc).




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206671/visualizar/