Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 18 de Setembro de 2007 às 09:00

    Imprimir


Bruxelas, 18 set (EFE).- Os ministros de Interior da União Européia fecharam um acordo sobre as tarefas do futuro coordenador antiterrorista do bloco, e devem anunciar em breve o nome do novo titular do cargo, segundo fontes oficiais.

Os representantes dos 27 países chegaram a um acordo "sobre o perfil, as responsabilidades e o mandato do novo coordenador antiterrorista", disse o ministro de Interior de Portugal, Rui Pereira, cujo país ocupa a Presidência da UE neste semestre.

O acordo foi concluído durante um jantar informal entre os ministros ontem à noite. Pereira disse que hoje se reunirá com o secretário-geral do Conselho da UE, Javier Solana, para apresentar as propostas.

"Espero que Solana possa anunciar em breve o nome do novo coordenador", afirmou Pereira, sem revelar se já existe um candidato ao cargo.

Fontes da UE afirmaram que os ministros já apresentaram vários nomes. Mas esperam a proposta formal de Solana, a quem o coordenador estará subordinado.

O posto está vago desde março, quando o seu primeiro ocupante, o holandês Gijs de Vries, renunciou alegando razões pessoais, tendo desempenhado o cargo por apenas três anos. Ele foi nomeado logo depois dos atentados terroristas de 11 de março de 2004, em Madri.

Várias fontes comunitárias explicaram que o novo coordenador antiterrorista da UE deverá ter um perfil técnico e não será uma grande figura política. A sua missão principal será coordenar o trabalho das diversas instituições da União e supervisionar a aplicação da legislação comunitária nos 27 países-membros.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206745/visualizar/