Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 17 de Setembro de 2007 às 21:45

    Imprimir


RIO - A Federação Aquática do Rio de Janeiro (Farj) anunciou para o dia 11 de novembro, na Praia de Copacabana, a realização de uma nova prova para o calendário de maratonas aquáticas do Estado. Batizada de Travessia de Copacabana, a disputa foi criada para substituir a Travessia dos Fortes, cancelada este ano por falta de patrocínio, e pretende reunir até 2 mil nadadores, incluindo nomes como Luiz Lima, atual campeão brasileiro e tetracampeão da cancelada disputa.

Os organizadores garantiras a segurança dos nadadores para a prova, mesmo depois de a brasileira Poliana Okimoto passar mal horas depois de conquistar a medalha de prata na maratona aquática dos Jogos Pan-Americanos do Rio, também em Copacabana. A atleta teve diarréia e vômitos por ter engolido muita água do mar, que contém quantidade excessiva de coliformes fecais, e teve de abandonar a prova dos 800 metros livre, na piscina.

"A qualidade da água da praia de Copacabana é muito boa, ficando liberada para o banho durante quase o ano inteiro", garante Fátima Soares, chefe da divisão de qualidade de água da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema). "Normalmente, só há problemas quando ocorrem chuvas. Nossa recomendação é evitar o banho, no mínimo, durante 24 horas depois das chuvas, isso para qualquer praia".

A Feema faz verificações semanais e libera boletins sobre a situação das praias. Para Fátima, não há motivos para restrições à realização de tais competições esportivas na praia de Copacabana. "Creio que o caso da Poliana foi algo isolado. Outros fatores devem ter contribuído para seu mal-estar", opina Fátima.

A Travessia de Copacabana, cujo percurso será de 3,5 quilômetros, não distribuirá prêmios em dinheiro nem contará pontos para os campeonatos brasileiro ou estadual. Serão entregues apenas troféus e medalhas aos primeiros colocados de cada faixa etária. A prova será aberta ao público em geral, com idade mínima de 14 anos.

"A Travessia dos Fortes distribuía R$ 40 mil aos primeiros classificados, e o fim dos patrocínios inviabilizou sua realização. Faremos a cobrança de uma taxa de inscrição (R$ 25) para ajudar a cobrir os custos", explica Arnaldo Fernandes, coordenador de maratonas aquáticas da Farj, acrescentando que a entidade ainda negocia com possíveis patrocinadores para conseguir estipular uma premiação financeira.

"Quando a Travessia dos Fortes foi cancelada, os atletas reclamaram muito. Tínhamos que preencher o vazio criado no final do calendário de provas e satisfazer os nadadores" conta Fernandes. "O objetivo da nova travessia é ser um evento de congraçamento dos atletas, para encerrar a temporada de forma festiva". As inscrições serão abertas nesta quarta-feira, pelos sites www.aquatica.org.br e http://www.luarsa.com.br.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206793/visualizar/