Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 16 de Setembro de 2007 às 22:51

    Imprimir


De Paris - O ministro do Exterior da França, Bernard Kouchner, disse neste domingo que o mundo precisa se preparar para uma guerra por causa do programa nuclear do Irã.

"Temos que nos preparar para o pior, e o pior é a guerra", disse ele, em entrevista a emissoras de rádio e televisão francesas.

Kouchner afirmou que a prioridade agora deveria ser negociar até o fim. Mas ele ressaltou que se o Irã tiver armas nucleares, "isso vai representar um perigo real para o mundo".

O ministro disse ainda que o governo francês pediu para que grandes empresas do país, como a Total e a Gaz de France, não iniciem novos contratos no Irã.

"Não as estamos proibindo de negociar no país, pois são empresas privadas. Mas aconselhamos a que não o façam", afirmou.

Kouchner revelou que a França quer que a União Européia prepare sanções contra o Irã.

"Enquanto continuam as negociações, devemos preparar eventuais sanções fora do âmbito daquelas adotadas pelo Conselho de Segurança da ONU. E foram nossos amigos alemães que sugeriram isso", disse.

Até agora, o Conselho de Segurança impôs sanções econômicas contra o Irã, mas não permitiu uma ação militar.

Os Estados Unidos não descartaram a hipótese de um ataque ao país para impedi-lo de desenvolver armas nucleares. O governo iraniano insiste que seu programa nuclear é pacífico.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206906/visualizar/