Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 15 de Setembro de 2007 às 19:10

    Imprimir


Já estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil. Segundo o secretário de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria Geral da Presidência da República, Wagner Caetano, até 26 de outubro, quatro dos 26 estados, a cada semana, abrirão inscrições para o prêmio. Ele presidiu a solenidade de lançamento do prêmio em Brasília, na noite de sexta-feira (14).

O secretário disse que, com o prêmio, criado em 2004, o governo pretende valorizar os planos, ações e projetos idealizados pela sociedade civil para resolver problemas municipais, além de contribuir para a existência de um país melhor, com correção de desigualdades.

O objetivo é dar visibilidade a iniciativas que permitam avançar na concecução dos chamados Objetivos do Milênio. Lançados em setembro de 2000, em Nova York, durante a Cúpula do Milênio, os objetivos incluem a eliminação da fome e da pobreza no mundo até o ano de 2015. Os líderes de 191 países que participaram da cúpula acordaram ainda o desenvolvimento de políticas para combater a mortalidade infantil, a aids, a malária e outras doenças; garantir educação básica, igualdade de gêneros; promover saúde para gestantes; sustentabilidade ambiental e parcerias para o desenvolvimento.

“O Brasil assumiu com seriedade os compromissos, de forma que os relatórios nacionais de acompanhamento, produzidos a partir de 2004, são exemplos da prioridade do governo federal para um avanço nos Objetivos do Milênio no país”, destacou Caetano.

As incrições para o prêmio devem ser feitas no endereço eletrônico www.odmbrasil.org.br; pelo correio, com envio de ficha de inscrição para a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), SAIS, área 2, CEP: 70.610-900. O prêmio tem apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado. A coordenação técnica está a cargo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap.

Dos 920 trabalhos inscritos na primeira edição do Prêmio ODM Brasil, realizada em dezembro de 2005, foram premiados 27. Entre os contemplado, lembrou Caetano, estavam um projeto de urbanização em Aracaju, uma iniciativa inovadora e com muita participação social; um de reciclagem de produtos recolhidos por catadores de papel de Belo Horizonte; o projeto Dançar para não Dançar, voltado para jovens de 12 a 15 anos, mostrando que a dança pode contribuir para a inserção social; e o das quebradeiras de coco do Maranhão, que desenvolveram uma forma econômica promissora de lidar com a fruta.

Na solenidade de lançamento do prêmio, a representante do Pnud, Ana Rosa Soares, disse que toda a sociedade tem que participar para cumprir os Objetivos do Milênio. "Não devemos esperar só pelo governo. É necessário haver uma divisão de responsabilidades com cada brasileiro para termos os resultados esperados, e o prêmio pode estimular muito isso”, afirmou.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/206984/visualizar/