Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 14 de Setembro de 2007 às 08:37

    Imprimir


Os municípios devem elaborar um Plano de Ação para Implantação do Sistema de Controle Interno que vai nortear as atividades desenvolvidas pelas prefeituras nos próximos quatro anos (2008/2011). Para orientar os técnicos municipais a elaborarem o plano, a Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM está realizando um curso, em parceria com o Tribunal de Contas. A capacitação teve início no dia 13 de setembro, na Escola de Contas do TCE, e terá dois dias de duração, com carga horária de 16 horas.

O plano de ação, que deve ser entregue ao tribunal até o dia 30 de setembro, junto com o balancete do mês de agosto, envolve todas as pastas da administração, com destaque para o planejamento, metas e aquisição de bens e materiais de consumo. O plano é uma das exigências da Resolução 01/2007, que determina a normatização do controle interno nas prefeituras.

O presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, disse que a instituição está orientando os municípios na implantação do sistema de controle interno normatizado, com o objetivo de aperfeiçoar o fundamento das técnicas para a implantação do sistema. “A AMM está atenta à necessidade de orientar os técnicos municipais a executaram todas as etapas para a normatização do controle interno”, destacou.

Cerca de 200 pessoas, entre servidores de prefeituras e Câmaras Municipais, participam do treinamento. O instrutor é o professor José Osvaldo Glock, coordenador de Implantação do Guia do Sistema de Controle Interno no Estado e Municípios de Mato Grosso. A primeira turma da capacitação foi realizada nos dias 16 e 17 de agosto, com a participação de mais de 120 inscritos.

O conteúdo programático inclui temas como: Aspectos conceituais e legais do Sistema de Controle Interno; O enfoque sistêmico do controle interno; Os princípios do controle interno; O papel do órgão central e dos órgãos setoriais no processo; O relacionamento controle interno x controle externo; Os desafios a serem superados (discussão);

No módulo sobre Planejamento e Elaboração do Plano de Ação estarão em discussão os seguintes assuntos: Composição da Comissão Especial para a Implantação do SCI; Definição do período de atuação da Comissão; Definição do Plano de Ação para a Implantação do SCI, sustentado por cronograma de atividades.

Estarão também em debate a redefinição dos sistemas administrativos e respectivos órgãos centrais; revisão/adaptação da proposta de decreto para regulamentação da lei que dispõe sobre o SCI e a revisão da proposta da Instrução Normativa nº SCI-01 (Norma das Normas).





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207199/visualizar/