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Internacional
Quinta - 13 de Setembro de 2007 às 21:36

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Milão, Itália - Italianos fizeram hoje uma campanha para incentivar consumidores a não comprar massas, em protesto à alta dos preços do spaghetti, em um boicote que teve forte valor simbólico mas pouco impacto real. Grupos fizeram protestos em Roma, Milão e Palermo e distribuíram spaghetti, pão e leite a pedestres nas ruas, para aliviar a vontade de comer macarrão daqueles que decidiram apoiar o boicote e evitaram comprar massa nos supermercados e nos restaurantes.

Ativistas dizem que os italianos em breve pagarão 20% pelo produto. Segundo eles, os preços foram levados para cima pelo comércio varejista e pelos atacadistas, enquanto a margem de lucro dos agricultores que produzem o trigo de grano duro, base da massa, e das indústrias de macarrão, permanece baixa. "Os preços sobem cinco vezes entre a produção e o consumo", diz Toni de Amicis, líder do sindicato de fazendeiros Coldiretti, durante o protesto em Roma. "A receita certa para resolver o problema é reduzir a distância entre o produtor e o consumidor," afirma.

Na França, uma situação parecida: consumidores dizem que o comércio está aumentando excessivamente o preço do pão, cerca de 8% em agosto, segundo informações extra-oficiais. Produtores franceses de farinha de trigo afirmam que o preço do produto subiu apenas 5%, o que deu base para os consumidores acusarem supermercados e padarias de aumentar ainda mais sua margem com os aumentos excessivos dos preços do pão.





Fonte: AE-AP

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